Presidente do TJAC recebe visita do Cônsul-Geral do Japão

O Presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Desembargador Pedro Ranzi, recebeu nesta terça-feira (16), no Palácio da Justiça, a visita do Cônsul-Geral do Japão em Manaus, Jiro Shibasaki, acompanhado da Vice-Cônsul Hidemi Ishikura.

O Cônsul tem cumprido agenda de visitas institucionais, aproveitando sua vinda para comemorar a Semana Cultural Japonesa no Acre, iniciada no dia 13 de março.

Em 2010 se comemoram também os 90 anos da chegada do primeiro japonês, Isao Furuno, ao Estado, em 1920, após passagem pela Bolívia e Peru.

Em sua primeira visita oficial ao Estado, Jiro Shibasaki destacou a importância do apoio que tem sido dispensado pelas autoridades acreanas ao povo japonês, representado no Acre por mais de 50 famílias de descentes nipônicos.

O cônsul ressaltou também a necessidade de fortalecer, ainda mais, as relações entre o Japão e Acre. “Este Estado é muito especial porque nossos primeiros imigrantes vieram para o Acre, antes de se dirigem para outros Estados da região Norte", afirmou.

O Desembargador Pedro Ranzi e o Cônsul Jiro Shibasaki discutiram vários assuntos, como a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário, os problemas do meio ambiente, o sistema prisional, as drogas, a violência e, até, a pena de morte.

Pedro Ranzi descortinou uma série de iniciativas do TJAC, como o Projeto Cidadão, o Justiça Comunitária, o Programa de Prevenção às Drogas e a Ressocialização de reeducandos que cumprem pena – que revelam a sensibilidade do Tribunal Acreano com a questão social.

“Foi uma honra recebê-los, precisamos desse intercâmbio com outras culturas, desse olhar de quem está de fora e nos vê melhor. É uma forma também de trocarmos informações e idéias que resultem em ações que beneficiem o povo do Acre e o povo japonês, que também é nosso povo”, disse.

Em seguida, o Cônsul entregou ao Presidente do TJAC um artesanato típico japonês – que é tradicionalmente produzido há mais de 100 anos no Japão. O Desembargador Pedro Ranzi entregou um portfólio com as últimas publicações do Tribunal de Justiça (como informativos e cartilhas), e uma lembrança institucional.

  

Por fim, o Desembargador Pedro Ranzi e Cônsul-Geral Jiro Shibasaki visitaram as dependências do Palácio da Justiça, antiga sede do TJAC – hoje o Centro Cultural -, revitalizado em 2008.

A Semana da Cultura Japonesa no Acre é patrocinada pelo Consulado Geral do Japão em Manaus, por meio do seu departamento cultural, e tem o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço de Apoio a Pequenas e Micro Empresas (Sebrae). É realizada pela Associação Nipo-Brasileira do Acre, que organizou uma série de atividades, a exemplo de exposições, oficinas, apresentação de técnicas de bonsai e cultivo de plantas em miniatura, exibição de vídeo e demonstração de pratos típicos.

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.