Presidente do TJAC recebe moção de aplauso da Aleac

O Presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Desembargador Pedro Ranzi, participou na semana passada da sessão especial na Assembléia Legislativa do Estado que homenageou o governador regional de Ucayali, Jorge Portocarrero Velásquez, com a Ordem do Mérito Legislativo.

Na mesma ocasião, Pedro Ranzi recebeu o diploma de moção de aplauso da Aleac, “pelos relevantes serviços prestados em prol da causa da integração fronteiriça entre o Estado do Acre/Brasil e os Estados Ucayali-Huanuco-Anacsh e Lima-Peru.” Ao agradecer a honraria, o Desembargador lembrou que trabalhou por muito tempo em Cruzeiro do Sul, e que está no Acre há mais de 40 anos, de maneira que é mais cidadão cruzeirense e acreano do que gaúcho, já que nasceu no Rio Grande do Sul.

Em seu  pronunciamento, o Desembargador-Presidente destacou a importância da integração do Brasil/Acre com o Peru. “O Tribunal de Justiça disse sim desde a primeira hora por esta integração construída por muitas mãos, resultante do esforço de diversos órgãos e instituições. É fundamental este apoio institucional do Executivo, pois a boa vontade política é indispensável para este sonho de uma efetiva integração entre Brasil e Peru, por meio das fronteiras do Estado do Acre com o nosso país vizinho”, disse.

Pedro Ranzi ressaltou também que o TJAC já celebrou um convênio com a Corte de Justiça de Porto Maldonado, capital da região de Madre de Dios, no Peru, para compartilhar experiências, discutir problemas comuns e definir caminhos adequados para lidar com as demandas judiciais pós-integração.

Ele ratificou ainda o apoio do Tribunal de Justiça Acreano ao processo de integração, elogiou a visão dos parlamentares, os quais reconheceram o significado da ligação do Juruá com Ucayali. Ao final do discurso, Pedro Ranzi entregou ao homenageado, Jorge Portocarrero Velásquez, uma lembrança e uma mensagem de congratulação. “Espero que possamos dar continuidade às boas relações institucionais, e esta pequena lembrança é uma retribuição ao seu apreço e meu reconhecimento ao seu trabalho, em prol da integração Peru/Brasil, que tanto dignifica o nosso povo”, finalizou.

O governador regional de Ucayali, Jorge Portocarrero Velásquez, agradeceu por ser condecorado com a Ordem do Mérito Legislativo da Aleac. Ao mesmo tempo, defendeu a soberania da Amazônia contra a cobiça estrangeira e considerou que o processo de integração do Peru com o Acre pelo Vale do Juruá precisa ser ainda mais ampliado.

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.