Presidente do TJAC prestigia posse de novos delegados, peritos e escrivães da Polícia Civil

O Governo do Acre empossou nessa quinta-feira 25 novos delegados, 41 escrivães e 10 peritos para a Polícia Civil. Do total de 76 empossados, seis delegados, 12 escrivães e três peritos irão trabalhar em Cruzeiro do Sul, reforçando o trabalho da polícia judiciária no Vale do Juruá.

A cerimônia, realizada no auditório da Secretaria de Estado da Educação, contou com as presenças do Presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Desembargador Pedro Ranzi, do Presidente da Assembléia Legislativa, Edvaldo Magalhães, do governador em exercício César Messias, do prefeito em exercício de Rio Branco, Eduardo Farias, dos deputados Walter Prado, Thaumaturgo Lima e Luiz Tchê, secretária de Segurança Pública Márcia Regina, operadores do direito, policiais, secretários de Estado, lideranças políticas, classistas e comunitárias, além de familiares dos empossados.

Os primeiros colocados no concurso de cada categoria receberam o documento. José Vagno Moura foi o melhor no teste para delegado; Tiago Silva, que é engenheiro florestal, obteve a melhor classificação para perito e Marcia Marciel, escrivã.

Após a posse dos novos integrantes da Polícia Civil, o presidente do TJAC, Pedro Ranzi, foi convidado para falar em nome dos empossados. Na oportunidade, o Desembargador ressaltou que o Governo do Estado não tem faltado com o Poder Judiciário para que sejam cumpridas as obrigações e a prestação dos serviços públicos. Pedro Ranzi destacou também a importância da integração dos poderes e instituições. “O Tribunal de Justiça do Acre tem se mostrado aberto ao debate e à construção de idéias, estratégias e iniciativas conjuntas que visem a proteção e a garantia dos direitos dos cidadãos. Em nossa atualidade, sobretudo com a globalização, quando não há mais fronteiras geográficas e até culturais, aumentam também o tráfico, a violência, os problemas. Por isso, a integração dos poderes é fundamental para garantir a pacificação social. Temos de manter o mesmo diálogo que sempre tivemos, para nos manter fortalecidos enquanto instituições”, afirmou.

"Nosso povo certamente os receberá de braços abertos", afirmou Edvaldo Magalhães ao dar as boas-vindas aos profissionais da segurança pública. Em dezembro, segundo prevê a Secretaria de Estado da Polícia Civil, outro grupo de aprovados em concurso serão integrados ao órgão.

A secretária de Segurança Pública, Márcia Regina, disse que é preciso promover uma segurança com ênfase na juventude, maior alvo da violência. "O passo que vocês estão dando irá consolidar o modelo de autonomia da Polícia Civil. Temos muitos desafios e adotamos o policiamento orientado para a solução de problemas, envolvendo vários órgãos e com foco na juventude", considerou.

Antes de serem empossados, os novos delegados, peritos e escrivães passaram por várias etapas. O curso de formação, por exemplo, realizado no Centro Integrado de Estudos e Pesquisas em Segurança Pública (Ciesp), cada vez mais especializado nessa área. durou dois anos O sistema de segurança vem recebendo grandes e importantes reforços. Recentemente, o Governo do Estado entregou 146 viaturas, entre carros, motos, quadriciclos, traillers, bicicletas para as polícias Civil e Militar. A chegada do helicóptero Esquilo Comandante João Donato fortalece o sistema de defesa social, em que se incluem também o atendimento em saúde e segurança pública.

(Com informações da Agência de Notícias do Acre)

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.