Presidente do TJAC inicia entrega das Galerias de Juízes Titulares

O projeto, de iniciativa do próprio Gabinete da Presidência, parte da necessidade de dar visibilidade e reconhecimento à história do Judiciário

O presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Francisco Djalma, iniciou a entrega das Galerias de Juízes Titulares nos fóruns do interior do Estado. Todas foram feitas oficialmente aos magistrados de primeiro grau, nos dias 10 e 11 nas Comarcas de Acrelândia, Plácido de Castro, Capixaba, Xapuri, Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia.

O projeto, de iniciativa do próprio Gabinete da Presidência, parte da proposta de dar visibilidade e reconhecimento à história do Judiciário, por meio do resgate da memória das unidades judiciárias, representadas na figura dos juízes titulares.

Fazendo história

A primeira comarca a receber o presidente, que estava acompanhado do diretor de Gestão Estratégica, Euclides Bastos, e do diretor da Regional do Vale do Alto Acre (DRVAC), Sérgio Quintanilha, foi Acrelândia. No local, os quadros foram postos no hall de entrada do prédio com as fotos das três juízas que assumiram a titularidade na unidade, sendo as juízas de Direito Olívia Ribeiro, Rosinete Reis e a atual Kamilla Aciioly.

Na oportunidade, o desembargador-presidente foi recepcionado pelo juiz de Direito Romário Divino, que está respondendo provisoriamente pela comarca em razão da licença maternidade da titular. Ao fazer a entrega, o presidente destacou a importância de manter a história do judiciário presente no dia a dia dos magistrados, servidores e visitantes das unidades, principalmente dos estudantes em suas pesquisas que, constantemente visitam as unidades em busca de informações históricas sobre a fundação dos fóruns.

“É uma forma de homenagear nossos magistrados que foram titulares. Muitos construíram suas famílias nos municípios que atuaram por muitos anos. Até o final da gestão pretendemos fazer a entrega em todas as comarcas. Não foi instalada galeria apenas em Rodrigues Alves porque não tem juiz titular”, destacou.

Na sequência, o juiz de Direito Romário Divino agradeceu a homenagem e falou da importância da iniciativa para os magistrados.

Distanciamento social

Devido a pandemia e maior parte das atividades do Poder Judiciário Acreano está sendo executada em home office para evitar a proliferação da COVID-19, as entregas não contaram com convidados externos e solenidades como de praxe. E todas foram feitas respeitando as medidas de segurança.

Seguindo a agenda, após Acrelândia, a equipe seguiu para Plácido de Castro, onde fez a entrega simbólica para a juíza Isabelle Sacramento, depois para Capixaba, onde foi recepcionada pela juíza Louise Kristina e, finalizando o primeiro dia, a entrega em Xapuri, na presença do juiz Luís Pinto.

No segundo dia, a galeria foi inaugurada na Comarca de Assis Brasil, na presença do juiz Alex Oivane; depois em Brasiléia, com a entrega simbólica ao juiz Gustavo Sirena, e finalizando na Comarca de Epitaciolândia, na qual a equipe foi recepcionada pela juíza Joelma Ribeiro.

Além de fazer a entrega oficial, o desembargador fez vistoria nas unidades e conversou com servidores, que faziam audiências/júri. “É uma homenagem aos magistrados a instalação das galerias É algo simbólico, mas com grande importância, pois os juízes fazem parte da história do judiciário”, finalizou.

A entrega das galerias no Vale do Juruá deve ocorrer em janeiro, após o recesso forense.

A iniciativa da Galeria de Juízes Titulares encontra-se em consonância com o Planejamento Estratégico 2015-2020, no que tange ao aprimoramento da imagem interna e externa da instituição. O projeto é de execução da Gerência de Acervos, da Diretoria de Informação Institucional (GEACE-DIINS).

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.