Presidente do TJAC é homenageado com insígnia da Ordem da Estrela do Acre

O desembargador-presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Roberto Barros, foi agraciado na noite dessa segunda-feira (29) com a Ordem da Estrela do Acre, distinção destinada às pessoas que mais se destacaram em suas contribuições para o crescimento e a história do Estado.

O evento, realizado no Palácio Rio Branco, foi conduzido pelo governador Tião Viana, Grão-Mestre da Ordem, juntamente com a chanceler da Ordem e chefe da Casa Civil, Márcia Regina. Estiveram presentes, dentre outras autoridades, os senadores Aníbal Diniz e Jorge Viana, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Pedro Ranzi, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Élson Santiago, além de diversos secretários de Estado e gestores de autarquias públicas municipais e estaduais.

Além do presidente do TJAC, também foram agraciados com a entrega da Ordem da Estrela do Acre, o procurador-geral da Justiça, Oswaldo D´Albuquerque, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, desembargador Ilson Pequeno, o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, o procurador do Estado Rodrigo das Neves, bem como a deputada federal Perpétua Almeida, dentre várias outras personalidades que se destacaram em seus esforços para o desenvolvimento e história do Acre, como, por exemplo, o líder seringueiro e sindicalista Raimundo Mendes, o ‘Raimundão’, parceiro de Chico Mendes na luta pela preservação ambiental.

Roberto Barros agradeceu pela distinção de Grande Oficial recebida e reafirmou seu amor e compromisso com o desenvolvimento e progresso do estado que tão bem o acolheu há mais de duas décadas atrás.

“Há praticamente 23 anos atrás minha família chegava o Acre, um Acre que pouco tempo antes havia se integrado ao resto do Brasil através da BR 364. Nesses anos todos pude testemunhar, primeiramente como acadêmico e depois como procurador do Estado e agora como desembargador, a transformação pela qual esse Estado passou. Um Estado que me deu muito mais do que mereço. Esse é um dia em que as palavras são poucas para expressar o que o coração sente, um sentimento de gratidão. Obrigado pelo reconhecimento do trabalho desse servidor. Isso nos encoraja e nos anima a continuar trabalhando e contribuindo, como uma forma de retribuição por cada gesto de carinho e de amor recebidos”, disse.

Em sua fala, o governador Tião Viana, Grão-Mestre da Ordem, destacou que todos os agraciados são “pessoas muito especiais que o destino reservou representar grandes contribuições ao Acre”.

Ao seu modo, com suas vidas, vocês deixam um legado vivo com uma expectativa de um grande futuro ainda. Com suas atitudes, suas responsabilidades, sua dedicação ao Acre, a nossa História e nossas gerações se encontram. Nós temos um estado que a formação histórica dele fala muito forte. A hospitalidade é uma grande característica do povo acreano, o acolhimento e a fraternidade talvez sejam nosso grande patrimônio. Cada família que aqui está ajudou a plantar essa semente, que germinou e nos trouxe ao dia de hoje. Sintam-se aqui muito acolhidos, porque para nós vocês são parte da história e da memória política desse estado”, falou.

Também a chefe da Casa Civil e chanceler da Ordem da Estrela do Acre, Márcia Regina, destacou as contribuições dos agraciados para o desenvolvimento do estado e assinalou o caráter pioneiro do povo acreano.

Todos os agraciados de hoje nos fazem comemorar e celebrar a ousadia do acreano. São homens e mulheres que doam suas vidas para edificar esse estado e fazer com que cada acreano e cada acreana possa aqui ter seu lugar feliz de viver, um lugar cada vez mais justo, mais solidário e mais desenvolvido”, considerou.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.