Poder Judiciário apóia projeto de integração Acre-Peru

A convite da Assembléia Legislativa do Estado do Acre, o Tribunal de Justiça fez parte da comitiva que participou do Encontro Político Comercial pela Integração entre o Vale do Juruá e Ucayali.

Realizado entre os dias 23 e 25 de junho, na cidade peruana de Pucallpa, província de Ucayali, no Peru, o evento reuniu representantes dos Governos Federal e Estadual, as bancadas de parlamentares federais e estaduais, empresários acreanos dos mais diversos segmentos, além dos prefeitos das cidades do Vale do Juruá.

Durante a solenidade de abertura do Encontro, o Presidente do TJAC agradeceu o convite da ALEAC, parabenizou as autoridades brasileiras e peruanas pelo pioneirismo do projeto, reafirmando o apoio do Judiciário acreano à integração.

“Minha presença neste evento, representando o Tribunal de Justiça do Estado do Acre, referenda o apoio do Judiciário a este magnífico projeto de integração. Nosso Tribunal, embora seja uma Corte nova, está em sintonia com o seu tempo, aberto a novos projetos, disposto a discutir os temas importantes da sociedade atual, como, por exemplo, a questão ambiental. Portanto, contem com nosso apoio. Que este projeto cresça, ganhe força e volume, para cumprir com os objetivos de beneficiar esta imensa região e sua população”.

No dia 25, como parte da agenda de atividades em Pullcapa, o Desembargador Pedro Ranzi e a Conselheira Dulcinéia Araújo, do Tribunal de Contas do Acre, foram recebidos pela Corte Superior de Justiça de Ucayali. 

O Presidente da Corte, Freddy Elmer Aricoché Guerra, interessado em conhecer a estrutura e o funcionamento do Sistema de Justiça Brasileiro, convidou Pedro Ranzi para elaborar conjuntamente acordos de cooperação acadêmica e tecnológica, visando o intercâmbio de experiências entre o Judiciário da região de fronteira.

“Diante deste processo de integração político e comercial, a Justiça brasileira e peruana precisam dialogar, firmar compromissos e ajustar condutas para uma integração harmônica, com preservação dos princípios constitucionais”, disse Pedro Ranzi sobre a importância da visita e a futura parceria.

O Presidente do TJAC também fez questão de repassar aos membros do Judiciário de Ucayali um relatório atualizado sobre a situação dos presos peruanos nas penitenciárias do Estado do Acre. Para Ranzi, é importante que as Cortes brasileira e peruana iniciem a discussão sobre este assunto, especialmente por conta do novo movimento de integração política, comercial, social e cultural entre os dois países.

Como resultado da visita, os Presidentes Freddy Guerra e Pedro Ranzi acertaram um próximo encontro durante a Expoacre Juruá. O evento, previsto para ocorrer em agosto deste ano em Cruzeiro do Sul, contará com a participação de grande delegação de peruanos, incluindo representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Nessa oportunidade, as duas Cortes devem assinar o convênio que oficializará a parceria acadêmica e tecnológica para o Judiciário na região de fronteira.

 

    

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.