Pedro Ranzi acompanha execução da obra da nova sede do TJAC

O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, Desembargador Pedro Ranzi, visitou na tarde dessa terça-feira (27) as obras da nova sede do Tribunal de Justiça. Acompanhado do Diretor Geral do TJAC, Carlos Afonso, de equipe de assessores e do engenheiro civil Orlando Miranda, ele verificou in loco cada um dos pavimentos da construção, cuja primeira fase (estrutura) está sendo concluída.

  

Satisfeito com o bom andamento da edificação, Pedro Ranzi ressaltou a importância do novo espaço. “Como nossa estrutura atualmente está distribuída em diversos prédios da cidade de Rio Branco, enfrentamos inúmeras dificuldades do ponto de vista logístico e financeiro. Além disso, precisamos centralizar nossa comunicação interna e nossas ações em um único lugar, para sermos mais ágeis, eficientes e alcançarmos melhores resultados”, afirmou.

Aspiração antiga da administração do TJAC, a construção de uma sede própria irá integrar os mais diversos setores e garantir maior agilidade aos serviços judiciais. Na Sessão do Tribunal Pleno desta quarta-feira (28), o Desembargador Pedro Ranzi compartilhou com os demais membros da Corte as boas expectativas com relação à finalização da obra, especialmente porque o Governador do Estado, Arnóbio Marques, reiterou nesta semana o apoio para que a nova sede seja entregue à comunidade até o final deste ano.

De acordo com o engenheiro civil Orlando Miranda, 70 homens estão trabalhando no local, no período das 7h às 21h, para que a construção seja executada dentro do prazo previsto. Após a conclusão dessa primeira etapa em abril, começará a partir de 3 de maio a segunda etapa, que consiste nas instalações hidráulica e elétrica. Em seguida, será iniciada a terceira e última fase, de acabamento.  

Estrutura

A pedra fundamental da nova sede foi lançada em junho de 2006, com financiamento integral do Governo do Estado. A futura sede do Tribunal de Justiça terá uma estrutura moderna. Em terreno de 19.210 m², a área a ser construída é de 9.265 m². O prédio terá um subsolo com vaga para mais de 100 veículos, um térreo onde funcionará a área administrativa e os jardins do setor de atendimento ao público.

No primeiro pavimento funcionarão os gabinetes dos desembargadores e da administração do Tribunal, além das Câmaras Cível e Criminal e da Diretoria Judiciária. No segundo pavimento funcionará o Pleno do Tribunal, com capacidade estimada para 80 pessoas. O projeto arquitetônico da unidade também leva em conta a geografia do terreno, visando garantir a climatização natural das salas.

    

    

O Desembargador Pedro Ranzi também visitou o local onde estão sendo edificadas as obras do complexo onde serão abrigados os setores de Arquivo (Judicial e Administrativo), Almoxarifado e Patrimônio do Tribunal. Assim como a nova sede, o complexo está sendo erguido no novo Centro Administrativo de Rio Branco, localizado na BR-364, entre a Fundação Hospitalar e o Tribunal Regional Eleitoral do Acre.

A construção da nova sede está em conformidade com os mais modernos padrões de Engenharia e Arquitetura. Além disso, reflete o esforço da atual gestão do TJAC para a continuidade da modernização dos métodos de trabalho e melhoria das condições físicas e materiais para oferecer melhor prestação jurisdicional aos cidadãos.

 

Leia mais:

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.