Outubro Rosa: Tribunal de Justiça do Acre adere à campanha contra o câncer de mama

Sede Administrativa do TJAC ganha iluminação especial com o objetivo de chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce da doença.

A Sede Administrativa do Tribunal de Justiça do Acre assumiu uma paisagem diferente na noite dessa terça-feira (4). De perto ou de longe, os olhos dos que atinarem a mudança contemplarão o prédio iluminado em cor de rosa. A proposta é reforçar a campanha Outubro Rosa – à qual a instituição aderiu desde o primeiro dia deste mês -, e chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O site do Tribunal (www.tjac.jus.br) e a sua página na rede social Facebook também assumem tom rosa durante todo este mês.

fachada_sede_outubro_rosa_tjac_3

“A Administração do Tribunal é sensível e apoia integralmente esta mobilização, que é uma referência mundial no combate a essa enfermidade, que torna vítimas tantas pessoas ainda. Ao se vestir de rosa, a Instituição quer iluminar e alertar as mulheres sobre esse cuidado, que pode salvar muitas vidas”, destacou a desembargadora-presidente Cezarinete Angelim.

O tom rosa representa a união dos povos pela saúde feminina, de acordo com o Ministério da Saúde. A cor remete ao laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. O ato de iluminar de rosa a Sede do TJAC também é uma forma de se comunicar com a população, de maneira que a leitura visual é expandida e pode ser assimilada de vários lugares ao mesmo tempo.

A ideia foi concebida pela própria Presidência e colocada em prática pela Diretoria Regional do Vale do Alto Acre (Drvac).

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que o câncer da mama ainda é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. De acordo com pesquisa do Instituto e do Ministério da Saúde, a estimativa para o biênio 2015/2016 é de 60 mil casos de câncer de mama no Brasil.

A adesão à campanha é mundial e são realizadas várias ações para incentivar o diagnóstico precoce. A intenção é incentivar a participação da sociedade, além de empresas e organizações públicas e privadas.

Histórico

Outubro Rosa é um movimento popular realizado em todo o mundo. O objetivo é incentivar o diagnóstico precoce do câncer de mama que está simbolizado por meio da imagem do laço, que lembra a luta contra o câncer de mama.

No Brasil, a primeira iniciativa pública de adesão ao Outubro Rosa aconteceu em 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo/SP.

Postado em: Notícias | Tags:

Fonte: Ex. DIINS - Diretoria de Informação institucional Atualizado em 05/10/2016