OAB/AC inicia o processo de certificação digital para advogados e estagiários

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), junto com a Certising, empresa certificadora credenciada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), deu início na terça-feira, 03, ao processo de certificação digital para os advogados e estagiários acreanos.

O Estado do Acre é um dos pioneiros na implantação do sistema. A partir de agora, todos os inscritos na OAB/AC (advogados e estagiários) que estiverem em dia com suas anuidades perante a Ordem e que possuírem o novo cartão de identidade profissional, poderão realizar o procedimento de certificação digital.

Para obter a certificação é necessário um pré-cadastro no site da OAB/AC. Após a realização deste procedimento, o advogado deve comparecer na Sala do Advogado do Fórum Barão do Rio Branco, no centro da Capital, e junto com o seu novo cartão de identidade profissional, implantar os dados da certificação digital no chip do cartão. Junto com a certificação, é necessária a obtenção de um leitor óptico do cartão. O processo de implantação das informações no chip dura aproximadamente 40 minutos.

Com a certificação digital o advogado poderá realizar uma gama de serviços pela internet, como, por exemplo, peticionar, receber intimações (o prazo para o peticionamento vai até as 24h e não mais até as 18h), dentre outras inúmeras vantagens.

O Presidente da Seccional Acre, advogado Florindo Poersch, explicou que a tecnologia avançada à disposição dos profissionais é mais um benefício do CFOAB em parceria com a OAB/AC. Os benefícios práticos do certificado digital para os advogados são diversos, entre eles a identificação do advogado perante os órgãos jurídicos, como profissional inscrito na Ordem, e a possibilidade da prática de atos sem a utilização de papel, em meio eletrônico.

O advogado, o Judiciário e os clientes ganham dinamismo, rapidez e economia, com a adoção do certificado digital. Há uma tendência evidente no sentido de que os órgãos do Poder Judiciário ampliem rapidamente as práticas processuais para o uso da certificação digital, oferecendo agilidade nos processos e grande comodidade aos advogados. Para se ter uma idéia, até o dia 31 de julho de 2009, todos os processos judiciais e administrativos em papel que tramitam no Superior Tribunal de Justiça serão substituídos por arquivos digitalizados. Até lá, serão digitalizadas cerca de 150 milhões páginas de 450 mil processos.

A certificação digital é uma ferramenta que facilitará a vida profissional dos advogados, vez que, quando estiver em pleno funcionamento, eles não precisarão mais se deslocar do escritório para a realização de suas atividades. “Estamos na era da tecnologia e os advogados estão colhendo os frutos das inovações da informática”, ressaltou o Presidente da OAB-AC.

(Com informações da Assessoria de Comunicação Social da OAB/AC).

 

Assessoria | Comunicação TJAC

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