Nota de Pesar 16-02-13

Em nome da Corte de Justiça do Acre, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Roberto Barros, com pesar, comunica à classe forense e à comunidade em geral o falecimento do ex-deputado constituinte Francisco Thaumaturgo, aos 99 anos, ocorrido na madrugada deste sábado (16), em Rio Branco.

Seu corpo está sendo velado na Assembleia Legislativa do Estado e o sepultamento acontecerá na tarde de hoje, às 17 horas, no Cemitério São João Batista.

Francisco Thaumaturgo foi deputado estadual durante 16 anos, período no qual participou da redação da primeira Constituição do Acre, em 1962, e da segunda, em 1989. Ele foi um dos fundadores do PTB no Acre, juntamente com o primeiro governador eleito do Estado, José Augusto de Araújo.

Natural do município de Canutama (AM), Francisco Thaumaturgo cresceu na cidade acreana de Sena Madureira. Estudou em Manaus (AM) e se formou em odontologia, tornando-se o primeiro especialista em tratamento de canais e odontopediatria do Acre.

Na década de 1940, ao ser convidado para trabalhar no Vale do Juruá, notabilizou-se pelo trabalho de atendimento aos ribeirinhos que viviam na região, nas proximidades dos rios Breu, Tejo e Juruá-Mirim, seguindo até a fronteira do Brasil com o Peru.

Em 1962, após a elevação do Acre à categoria de Estado, a convite do candidato ao governo, José Augusto de Araújo, concorreu ao cargo de deputado estadual constituinte, tendo sido eleito com a maior votação da época.

À família enlutada, em especial ao filho João Thaumaturgo Neto, diretor de gestão estratégica do TJAC, o desembargador-presidente Roberto Barros apresenta suas condolências e pede a Deus o conforto necessário neste momento de consternação.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.