Mais de 900 publicações em dois meses: Tribunal de Justiça do Acre amplia comunicação e informação institucionais

Indicadores apresentados durante o Workshop “Informação Institucional” demonstraram uma maior visibilidade do Poder Judiciário Acreano no âmbito estadual e nacional.

A atual gestão do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) ampliou consideravelmente a comunicação e informação da Instituição, propiciando maior percepção da sociedade ao Poder Judiciário Acreano, tanto no âmbito estadual quanto nacional.

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A metodologia de trabalho do setor segue o mesmo padrão das reuniões de alinhamento institucional, prática adotada pela desembargadora-presidente Cezarinete Angelim, no sentido de compartilhar entre as diretorias as ações do Plano de Gestão, alinhado ao Plano de Gestão (Biênio 2015-2017) e Planejamento Estratégico 2015/2020, em execução.

“O nosso tribunal converge, caminha coeso com o firme propósito de atingir o tão almejado patamar de excelência do modelo denominado Justiça do 3º Milênio, aproximando cada vez mais o Judiciário dos cidadãos, e a concretização desse projeto tão especial depende do empenho pessoal de cada um de nós”, ressaltou Cezarinete Angelim.

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Durante os encontros, realizados na Escola do Poder Judiciário (Esjud), a presidente incentiva o espírito aguerrido da equipe, que não tem poupado esforços para cumprir as metas estabelecidas, no sentido de tornar a entrega da prestação jurisdicional mais célere, eficiente, e transparente; as práticas que vão além da jurisdição, de políticas públicas e caráter social. Além disso, ressalte-se, ainda, a importância do trabalho realizado em gerir, organizar e disseminar ao máximo as informações relativas ao Tribunal.

Workshop “Informação Institucional”

A Diretoria de Informação Institucional (Diins), tendo a frente o jornalista Marcos Alexandre, abriu a agenda de apresentações, expondo aos colegas, por meio das gerências de Acervo, Comunicação e Normas e Jurisprudência, o balanço das ações já concluídas e das que ainda estão em execução.

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A Diins está vinculada diretamente à Presidência do TJAC, sendo de sua competência os procedimentos referentes ao trabalho de comunicação/informação. “É preciso ampliar e consolidar a política de comunicação institucional, a fim de se aprimorar a imagem interna e externa da Instituição, garantir maior visibilidade das ações, e aproximar o Judiciário da sociedade”, disse o profissional.

Os indicadores apresentados durante o Workshop “Informação Institucional”, demonstraram uma maior visibilidade do Poder Judiciário Acreano em âmbito nacional, com a publicação de 20 matérias na Agência CNJ, no período de nove meses, numa ampla concorrência com 91 tribunais.

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A Gerência de Comunicação foi fortalecida, com a implementação de novos fluxos, rotinas, e o desenvolvimento de estratégias voltadas a um maior alcance dos públicos interno  e externo, e maior estreitamento das relações com os profissionais da imprensa.

Na área da Gerência de Normas e Jurisprudência, houve avanços na elaboração de ementários, aprimoramento das ferramentas de consulta jurisdicional (decisões monocráticas e Turmas Recursais); e a disponibilização do banco de conteúdos normativos do PJAC com os padrões estabelecidos no Sistema Normativo vigente.

Já na Gerência de Acervos, o trabalho atualmente vai muito além da documentação e organização de arquivos, com a implementação de iniciativas inovadoras, como o Projeto de Acessibilidade, criado com o objetivo de assegurar os direitos das pessoas portadoras de deficiência no âmbito do Judiciário Acreano, e sensibilizar público interno acerca da necessidade de um olhar mais atento à questão.

Os profissionais Dulcinea Azevedo (da Gerência Comunicação), Giuliana Evangelista (da Gerência de Normas) e Ana Cunha (da Gerência de Acervos) também procederam com as explanações sobre o trabalho desenvolvido nos setores.

Quase mil publicações em dois meses

No âmbito estadual, os registros apontam o fortalecimento da comunicação institucional perante os veículos se comunicação local, com aumento significativo das publicações das ações e decisões de interesse da sociedade. De acordo com o ultimo relatório de comunicação, no período compreendido entre 1º de agosto e 30 de setembro desse ano, foram publicadas 910 notícias em 42 sites, quatro emissoras de TV e em 5 jornais impressos.

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O bimestre alcançou quase o dobro do trimestre anterior (abril/maio/junho), quando foram publicadas 443 notícias em 43 veículos de comunicação, incluindo mídia impressa, online e televisiva.

Mídias Sociais

Além disso, a Diins comemora os bons resultados em relação à amplitude do alcance das mídias sociais, com o incremento de nova metodologia de trabalho, alcançado através de alinhamento institucional conduzido pelo gabinete da Presidência.

Os conteúdos passaram a ter linguagem diferenciada, acompanhados de artes especialmente desenvolvidas para o conteúdo da web. Os resultados apresentados são bastante animadores, haja vista que em alguns casos, as visualizações aumentaram em mais de 200%.

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Também é de competência da Diins, os processos de arquivamento e desarquivamento dos autos judiciais, administrativos e outros documentos em meio físico ou virtuais sob a guarda do tribunal, de modo a permitir o acesso mais célere e seguro às informações. Além do gerenciamento da biblioteca do Poder Judiciário Acreano, destinada a magistrados, mas que também presta atendimento ao público.

Dentre as principais ações já executadas e ainda em fase de execução, destacam-se: nova padronização do projeto de Identidade Visual; I Edição do Prêmio de Jornalismo do TJAC; Implantação do Top Mídia; Implantação da Rádio Web (Comunicação interna e externa); Revista 400 dias de gestão; Informativo TJAC em foco; Criação e lançamento de novo site.

Outras ações/2016

  • Orientação e acompanhamento do descarte dos processos dos Juizados Especiais de Cruzeiro do Sul;
  • Elaboração da Tabela de Classificação e Temporalidade dos processos administrativos;
  • Descarte dos livros da biblioteca do Centro Cultural do Juruá, através de doação para a Apadeq/CZS;
  • Elaboração da Minuta do Plano de Gestão Documental para o Poder Judiciário;
  • Atualização e remodelação da Biblioteca Alberto Zaire, com a introdução de publicações em Braile doadas pelo Senado da República;
  • Ações da 14ª Semana de Museus do Instituto Brasileiro de Museus Ibram/MinC.
  • Conclusão do Ementário Câmaras Cíveis;
  • Narrativa Histórica sobre a informatização do Poder Judiciário Acreano;
  • Levantamento de dados Biográficos do Sr. Mamede Caruta;
  • Pesquisa dos dados para a autobiografia do Des. Jorge Araken;
  • Elaboração de uma lista com os contatos dos Artistas plásticos, para as exposições mensais da Sede e demais prédios do TJ/AC;
  • Padronização Atos Normativos;
  • Pesquisa sobre a data da inauguração da Praça da Justiça;
  • Pesquisa sobre a trajetória histórica da implantação dos Juizados Especiais;

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Fonte: Atualizado em 07/11/2016