Justiça do Acre pauta 1.998 processos para 14ª Semana Nacional da Conciliação

O andamento das audiências com dados sobre quantidade de acordos realizados é disponibilizada na ferramenta digital Conciliômetro.

A 14ª Semana Nacional da Conciliação inicia na próxima segunda-feira, 4, e tem agendado 1.998 processos, distribuídos entre todas as unidades judiciárias do Acre.

O local com mais casos é o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Rio Branco, com 292. Em seguida vem o 2º Juizado Especial Cível também da capital, com 124 ações.

A ferramenta Conciliômetro, disponível neste link, permite o acompanhamento dos dados das audiências realizadas, número de pessoas atendidas e acordos firmados e outras informações. A plataforma ainda gera gráficos, porcentagens e possibilita extrair demonstrativos por unidade judiciária, por conciliador e partes que firmaram mais acordos.

Segundo a desembargadora, Waldirene Cordeiro, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflito (Nupemec), conciliar sempre é o melhor resultado em muitos processos, afinal, o acordo permite encontrar um meio termo em que as partes se sintam contempladas.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou no dia da Justiça, 8 de dezembro de 2006,  o Dia Nacional da Conciliação. Com a idealização e lançamento da campanha todos os tribunais do país aderiram a proposta, visando estimular a resolução de conflitos com mediação e conciliação.

A Semana de Conciliação intensifica a proposta da resolução de conflito mediante negociação, mas  os acordos podem ser feitos todos os dias e em qualquer momento, basta as partes terem essa disposição e procurarem a unidade onde o processo tramita.

A conciliação é uma alternativa rápida e econômica para lidar com problemas. O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) estimula a política da pacificação social, exemplo disso foi a instalação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania em todos os municípios acreanos e a realização de ações do Nupemec.

Postado em: Galeria, Notícias | Tags:, ,

Fonte: Atualizado em 01/11/2019