Justiça determina que Prefeito de Capixaba cumpra decisão, sob pena de prisão

Em outubro passado, o Desembargador Arquilau Melo analisou o mandado de segurança nº 2009.004345-4, com pedido liminar, impetrado por Edneusa da Silva Dantas contra o Prefeito do Município de Capixaba. Com base na análise dos autos, o Desembargador deferiu a liminar e estabeleceu o cumprimento de sua decisão, o que, no entanto, não foi cumprido pela Prefeitura do Município.

De acordo com os autos, o Prefeito não teria permitido que a autora tomasse posse no cargo de professor da zona rural, sob a alegação de que já havia expirado o prazo para o ato, consistente em 03 (três) dias, a contar da nomeação, para apresentação dos documentos necessários ao ingresso na função.

Edneusa Dantas tomou conhecimento de sua nomeação dias após a expiração do prazo, tendo protocolado requerimento administrativo no sentido de pleitear nova chance de tomar posse, o que foi indeferido ante o não atendimento das exigências administrativas.

Na ação, a autora protesta que o ato do Prefeito seja ilegal, tendo em vista que o prazo para a apresentação da documentação foi reduzido em relação ao que está previsto no edital do concurso, que seria, do ato de nomeação à posse, de 30 (trinta) dias.

Diante disso, em decisão no dia 27 de outubro deste ano, o Desembargador Arquilau de Castro Melo deferiu a medida liminar em favor de Edneusa Dantas, determinando, assim, que a ela fosse permitido tomar posse no referido cargo.

Contudo, apesar de o Prefeito ter tomado conhecimento da decisão, sendo-lhe determinado o imediato cumprimento, a candidata aprovada não foi empossada como deveria. Notificado sobre o descumprimento de sua decisão liminar, o Desembargador Arquilau Melo, em despacho nesta manhã (27), determinou que a mencionada decisão fosse respeitada no prazo de 24 horas, agora sob pena de ser decretada a prisão do Prefeito do Município de Capixaba.

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.