Judiciário participa da Semana da Amazônia Brasileira em Cusco

Apostando na riqueza natural da região amazônica como alternativa para promoção do turismo e da integração econômica e social latino-americana, o Governo do Estado do Acre promove a Semana da Amazônia Brasileira em Cusco, no Peru, aproveitando a conexão do país com o Brasil pelo território acreano.

O evento começou no último domingo, 24, e reúne empresários de diversos setores, gestores públicos dos estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso, e também de estados peruanos, que aproveitam o encontro para troca de experiências e negócios.

No domingo pela manhã houve a solenidade de hasteamento da bandeira do Brasil e do Peru na Praça das Armas, no centro da cidade. À noite, ao som de música brasileira, a delegação brasileira apresentou aos turistas e moradores de Cusco, por meio de fotografias impressas em grandes painéis, um pouco das belezas do Acre, Rondônia e Amazonas.

A exposição foi montada na Praça Regocijo, que nesta semana, também passou a ser chamada de Praça Amazônia. Na abertura da exposição, o Governador Binho Marques, acompanhado de secretários de Estado, do Presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Pedro Ranzi, do Presidente da Assembléia Legislativa, deputado Edvaldo Magalhães, e dos deputados Moisés Diniz e Delorgem Campos, além do Procurador Geral de Justiça do Acre, Edmar Monteiro, foi recebido pela comitiva peruana formada pelo Presidente Regional de Cusco, Hugo Gonzales, o Alcade de Cusco, Luiz Flores García, entre outros representantes políticos e empresariais da região.

Depois da exposição, a delegação de brasileiros e peruanos conheceu a exposição de produtos regionais do Brasil, mais especificamente dos estados da Amazônia. Nos estandes foram apresentados desde o fogão que gera energia, produzido pelo Governo do Estado, até empreendimentos da região, como a indústria de tintas instalada no Acre, o xarope de guaraná feito em Mato Grosso, entre outros.

“Pode parecer apenas que estamos promovendo oportunidades de negócios, mas vejo com otimismo o surgimento de uma nova região, com a integração entre povos. Nós estamos tão perto fisicamente, mas faltava a iniciativa de desbloquear alguns entraves burocráticos – o que já avançamos muito com a visita dos presidentes Lula e Alan García em Rio Branco, e também a conclusão da estrada, que hoje está praticamente toda pronta até Porto Maldonado, saindo de Rio Branco, e está sendo asfaltada até Cusco. O Brasil e Peru estão agora dando as mãos, graças ao Acre”, disse o Governador Binho Marques sobre o evento.

Abertura do encontro

Na segunda-feira, 25, foi realizada a abertura oficial do encontro, no Centro de Convenções de Cusco, com a participação do Governador Binho Marques, do Embaixador do Brasil no Peru, Jorge Taunay, do Presidente Regional de Cusco, Hugo Gonzáles, e do Alcade de Cusco, Luiz Flores García.

 

A palavra integração deu o tom dos discursos. O Governador Binho Marques registrou o apoio recebido dos Poderes Judiciário e Legislativo do Estado, assim como dos diversos segmentos empresariais do Acre para o projeto de integração. Lembrou o encontro dos Presidentes do Brasil e do Peru em Rio Branco, que trouxe vários avanços nesse processo e o importante passo dado na semana passada, quando começou a saída regular de um ônibus de Rio Branco rumo à cidade peruana de Porto Maldonado, por meio da rodovia Interoceânica, que deve ser concluída em 2010.

Rota turística Internacional Amazônia-Andes-Pacífico

Cusco está a 750 quilômetros de Rio Branco. A cidade peruana recebe hoje quase 1 milhão de turistas em busca de conhecer a história da região. Grandes ruínas de pedras contam um pouco do passado da população Inca que dominava um grande conhecimento de engenharia, arquitetura e astrologia. Passeios como visita ao Vale Sagrado e à ruína considerada uma das novas 7 maravilhas do mundo, Machu Pitchu, atraem o interesse de pessoas de vários lugares do mundo.

Tamanho potencial turístico que vêm crescendo nos últimos anos cria um mercado promissor para os estados vizinhos da Amazônia brasileira. Diante dessa realidade, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (SETUL), divulga durante a Semana da Amazônia Brasileira em Cusco a Rota Turística Internacional Amazônia-Andes-Pacífico.

O objetivo é que com a conclusão da rodovia Interoceânica, se abram as portas não somente para o comércio, mas também para o turismo, onde os brasileiros tenham a oportunidade de conhecer o Peru, e vice-versa.

A Semana da Amazônia Brasileira em Cusco se estende até a próxima sexta-feira, 29, com rodadas de negócios, seminários sobre a Amazônia, além de uma programação cultural com artistas acreanos.

Para mais informações sobre o evento, visite o portal Agência de Notícias do Acre.

 

 

  

 

Postado em: Notícias | Tags: Sem tags

Fonte: Publicado em 27/05/2009