JTRAN participa de workshop sobre melhorias no tânsito da Capital

A prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), promoveu o workshop “Como melhorar o desempenho das organizações de transporte e trânsito”. O evento, realizado na última quinta-feira (07), contou com a participação do Juizado de Trânsito (JTRAN), da Comarca de Rio Branco.

O objetivo da iniciativa é mobilizar as organizações que gerenciam e operam o transporte de público e trânsito a adotarem novos métodos na solução dos problemas do setor, além de incentivar o aperfeiçoamento dos serviços prestados.

O evento foi celebrado em parceria com a organização do Prêmio Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), direcionado aos gerentes de transportes e trânsito, de transporte rodoviário de longa distância e operadoras rodoviárias urbanas. O Prêmio visa a divulgação do Programa de Incentivo, Treinamento e Educação para a Melhoria da Qualidade e Eficiência da Gestão do Transporte e Trânsito Urbanos, que será implantado em Rio Branco a partir deste mês de maio.

O Prêmio ANTP de Qualidade, de caráter institucional e de reconhecimento público, outorga a cada empresa vencedora troféu e certificados, direito à divulgação de suas experiências nas publicações oficiais da ANTP e de usar um sinal representativo da premiação.

O Programa, mantido desde 1995, em ciclos bienais, foi criado com o intuito de estimular as entidades atuantes no transporte urbano na busca por excelência nos serviços prestados e eficiência na qualidade do transporte e da gestão empresarial, destacando as melhores do setor. O ANTP executa um conjunto de atividades de avaliação da gestão, complementado por treinamentos e apresentação de novos métodos por parte de cada uma das entidades envolvidas.

Segundo Alexandre Resende, gerente de Mobilização e Capacitação do Prêmio ANTP de Qualidade, as empresas que se candidatarem à premiação devem priorizar ações que sigam um cronograma básico: Planejamento, Implementação das decisões, Monitoramento e Medição dos resultados e Correção dos Rumos.

Para o JTRAN, o Programa assume relevância porque apresenta alternativas de gestão para melhorar a qualidade dos serviços de transporte público da Capital de forma continuada e socialmente responsável. Criado há 13 anos, o JTRAN é um dos segmentos do 1° Juizado Especial Cível, implantado para atendimento imediato a acidentes de trânsito no local da ocorrência, tendo sua competência delimitada à conciliação, instrução e julgamento de litígios decorrentes desses acidentes.

Atuando de forma gratuita e no próprio local do ocorrido, o atendimento imediato do JTRAN propicia às partes envolvidas o ressarcimento dos danos materiais de forma rápida, eficaz e segura. Até mesmo a evasão de uma das partes envolvidas no acidente não impede a ação do Juizado.

A eficiência na prestação dos serviços de transporte público e gerenciamento do trânsito aliada ao trabalho desenvolvido pela JTRAN contribui para a melhoria da qualidade do trânsito na Capital. O serviço do JTRAN é gratuito, disponível ao cidadão de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e no sábado, das 8 às 22 horas. Em caso de acidentes que não envolvam veículos oficiais, patrimônio público ou vítimas, deve-se ligar para o telefone: 3211-5566 ou 9985-2750.

 

Postado em: Notícias | Tags: Sem tags

Fonte: Publicado em 11/05/2009