ESJUD divulga agenda de atividades do mês de novembro

A Escola do Poder Judiciário (Esjud) já divulgou a agenda de ações formativas para o mês de novembro com vistas à formação continuada de magistrados e servidores.

A primeira atividade será o Curso de Formação Inicial para Estagiários, que terá carga horária de 8 horas-aula e será ministrado pelas facilitadoras Ana Cunha e Maria Goreth, bem como pelo facilitador Marcos Vitorino, nos dias 3 e 4 de novembro.

Serão abordados temas como a História do Judiciário acreano, atendimento ao público, relações interpessoais e ética, estrutura e funcionamento do Poder Judiciário e a importância da Ouvidoria.

Nos dias 10 e 11, será a vez dos servidores das comarcas de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia participarem do Curso Improbidade Administrativa e Desafios para a Gestão do Estado Brasileiro, que será ministrado pelo juiz substituto Fábio Farias. A atividade acontecerá na modalidade Ensino à Distância (EaD)/Video Aula e conta com carga horária total de 8 horas aula. Dentre os temas que serão abordados estão o controle de atos e fatos administrativos, tipificação dos atos de improbidade, processo administrativo e inquérito civil, devido processo legal etc.

Já nos dias 19, 20 e 21 acontece a V Jornada de Estudos Hermenêutica Constitucional Contemporânea, destinada aos magistrados do TJAC. A atividade será ministrada pelo procurador federal Marcelo Novelino e inclui a realização de uma Aula Suprema na Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO), aberta ao público em geral, com o tema “A influência de fatores extrajurídicos sobre o comportamento judicial”. As inscrições acontecem durante os dias 12, 13 e 14 de novembro. Ao todo, estão disponíveis 70 vagas. A carga horária será de 18 horas aula.

No dia 21 de novembro, os servidores da Comarca de Acrelândia terão à sua disposição a atividade de multiplicação “Curso Gestão pela Qualidade no Serviço Público”, que será ministrada pela servidora Patrícia Moura na Vara do Tribunal do Júri daquela Comarca. A carga horária será de 4 horas aula. O conteúdo abordará temas como percepção, lógica e limites da qualidade, o Tribunal de Justiça como organismo social, ferramentas da qualidade e liderança, dentre outros.

Outra atividade que será realizada pela Esjud durante o mês de novembro será o Curso de Formação de Facilitadores de Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção da Paz, que terá carga horária total de 40 horas aula e será destinado à equipe do projeto Justiça Restaurativa. No conteúdo programático, estão incluídos temas como práticas restaurativas, construção de consenso, círculos de construção de paz e suas aplicações e objeto da palavra.

A agenda de atividades da Esjud para o penúltimo mês do ano também incluiu a realização de um júri simulado no dia 18 de novembro, na 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco, para os alunos das escolas participantes da 3ª edição do programa Cidadania e Justiça na Escola. Um evento de encerramento das atividades anuais do programa também está previsto para acontecer no dia 28 de novembro, no Palácio da Justiça, em Rio Branco.

Para conferir a agenda completa de cursos, bem como os horários e locais de realização das atividades clique aqui . Os magistrados e servidores interessados em participar de algum dos cursos devem verificar a disponibilidade de vagas, preencher o modelo de ficha de inscrição disponilizado nesse link e enviá-lo para o email esjud@tjac.jus.br .

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (68) 3302.0405 e (68) 3302.0379.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.