Escola do Poder Judiciário divulga agenda de atividades de setembro

Serão oferecidos cursos de Direito Sistêmico, atualização em Direito Previdenciário, formação continuada em relacionamento interpessoal e produtividade no trabalho e desenvolvimento de competências e gerenciais.

Dando continuidade à missão de “preparar, formar e capacitar magistrados e servidores para uma jurisdição célere, humanística, justa, segura e efetiva”, a Escola do Poder Judiciário (Esjud) oferece vários cursos neste mês de setembro. Entre as formações estão: curso de Direito Sistêmico e as Constelações Sistêmicas para a Resolução de Conflitos; formação inicial para juízes leigos; curso de atualização em Direito Previdenciário; a formação continuada em relacionamento interpessoal e produtividade no trabalho; curso de desenvolvimento de competências e gerenciais e outros. Para acessar a agenda de atividades basta clicar aqui.

O curso de Direito Sistêmico e as Constelações Sistêmicas para Resolução de Conflitos está com as inscrições abertas até o dia 10 de setembro, próxima quinta-feira. A formação será presencial, na sede da Esjud, com as aulas previstas para os dias 14 e 15 de setembro. São disponibilizadas 60 vagas para magistrados, promotores de Justiça, e procuradores do Estado. O facilitador será o juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Sami Storch.

Entre os conteúdos propostos na ementa estão; O Direito Sistêmico – o que é e como surgiu; a abordagem de Bert Hellinger e as “ordens do amor” leis sistêmicas que regem os relacionamentos; a visão sistêmica dos conflitos; aplicabilidade como método na mediação, conciliação e na Justiça Restaurativa; as ordens da ajuda, leis sistêmicas aplicadas à relação entre profissional e cliente ou jurisdicionado; demonstração prática das constelações a partir de casos apresentados pelos participantes.

Com o objetivo de capacitar os juízes leigos que atuam no Sistema de Juizados Especiais e juízes leigos que foram empossados recentemente acontecerá, entre os dias 15 e 18 de setembro, a formação inicial de juízes leigos. O curso é presencial com 40h/a e acontecerá na Esjud, das 8h às 12h30 e das 14h às 18h50.

Outra atividade realizada na modalidade presencial será o curso de atualização em Direito Previdenciário. A formação será ministrada pelo diretor do Instituto de Previdência do Estado do Acre, José dos Santos. São oferecidas 40 vagas para servidores da Diretoria de Gestão de Pessoas (Dipes) e quem estiver interessado em aprender sobre cálculos e alterações de proventos de aposentadoria e pensão do servidor público e beneficiários. O período de inscrições será entre o dia 14 e 16 de setembro.

Nos dias 22 e 24 de setembro acontecerá na sede da Esjud a formação continuada em relacionamento interpessoal e produtividade no trabalho. A atividade, voltada para os magistrados e servidores do TJAC, estará com as inscrições abertas nos dias 16 a 18 de setembro. A facilitadora do curso será a psicóloga da Dipes/TJAC, Eunice Guerra. Conforme o conteúdo proposto o curso visa trabalhar questões relativas à empatia, autoconhecimento, administração de conflitos, inteligência emocional, psicologia positiva, tipos de feedback; noções de ética; administração de tempo; definição de prioridades e outros assuntos.

Já na Comarca de Sena Madureira será ofertado o curso de mediação e conciliação como agente da paz social, com 60 vagas para magistrados, servidores e voluntários das Comarcas de Sena Madureira e Manoel Urbano. O curso será ministrado pela juíza da Direito da 5ª Vara Cível, Olívia Ribeiro.

Na modalidade de Ensino a Distância (EaD) acontecerá a formação continuada em desenvolvimento de competências gerenciais. O curso iniciará dia 24 de setembro e finaliza no dia 23 de outubro. O tutor da atividade será o técnico judiciário, Breno Nascimento, que abordará os seguintes temas: desenvolvimento de pessoas nas organizações; metodologia de gestão de projetos; relacionamento interpessoal; e ferramentas gerenciais.

Além dessas atividades, acontecerá o curso de Cerimonial, Protocolo e Etiqueta profissional nos dias 10 e 11 de setembro, com turma fechada, ministrado pelo presidente da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo (ABCP), Marcilio Reinaux. Bem como o a formação de brigadista de incêndio, voltada para os servidores e responsáveis pela segurança do trabalho e segurança patrimonial.

Os magistrados e servidores interessados em participar de algum dos cursos devem verificar a disponibilidade de vagas. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (68) 3302.0405 e (68) 3302.0379 e no e-mail esjud@tjac.jus.br.

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.