Equipes da Justiça Volante de Brasiléia e Cruzeiro do Sul são capacitados em procedimentos periciais

O atendimento móvel atende a população em ocorrências de trânsito, gerando segurança e pacificação social.

As equipes que atuam na nova unidade na Comarca de Brasileia e na Comarca de Cruzeiro do Sul foram qualificadas por meio da ação formativa “Procedimentos em Perícias de Trânsito e Veículos”, ofertada pela Escola do Poder Judiciário (Esjud).

curso_pericia_transito_tjac_1

A carga horária de 200h contemplou módulos sequenciados de conhecimentos focados em duas áreas: Perícia Veicular e Legislação em Ações Emergenciais e Preventivas com Produtos Perigosos.

O facilitador Haley Vilas Boas explicou que a análise dos locais onde há uma ocorrência de trânsito exige dos profissionais técnicas adequadas para que sejam feitas as leituras dos vestígios, a fim de consolidar a busca pela verdade real nas ações de perícia.

curso_pericia_transito_tjac_4

O treinamento envolveu análise de locais, produtos perigosos, fraudes no chassi e alternativas de aferimento de culpabilidade, como frenagem, danos, entre outros.

O coordenador da unidade de Brasiléia Rener Farias pontuou que “a questão da perícia vai servir como base para o desenvolvimento do trabalho que vai atender a demanda da Comarca”.

Já Luiz Carlos Negreiros, que atua na Justiça Volante de Cruzeiro do Sul, afirma que a formação traz segurança para o trabalho desempenhado cotidianamente. “O aprendizado influencia em melhor funcionamento da Justiça, pois o usuário pode ter confiança nos nossos serviços prestados”, enfatizou.

O grupo aperfeiçoou croquis no laboratório de informática da Esjud, ilustração que integra os laudos de perícia. De acordo com o facilitador, o domínio das ferramentas de trabalho, permite uma melhor comunicação da realidade, clareza que é imprescindível para as atividades de mediação e conciliação, por exemplo.

O trabalho da Justiça Volante viabiliza a comunidade a oportunidade de solucionar o litígio no local do acidente. Mas também colabora com o descongestionamento do trânsito, diagnóstico dos locais de maior incidência de acidentes com consequente repercussão na sinalização de trânsito e verificação dos documentos de veículos e de seus condutores, que traduz-se fiscalização e segurança, beneficiando diretamente a sociedade.

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.