Desembargadores e servidores do TJAC realizam plantio de mudas no ‘Bosque Florido’

Os desembargadores realizaram nesta quarta-feira (29) o plantio de mudas da espécie Jacarandá-mimoso – etapa inicial do projeto Bosque Florido -, que tem o objetivo de fomentar a responsabilidade social e ambiental no contexto do Judiciário Acreano. Cada membro do Tribunal de Justiça do Acre plantou a sua árvore, da qual será mantenedor, inclusive com a demarcação espacial e a fixação de placa alusiva a cada uma das 12 mudas.

plantio_bosque_florido_abr15_1

 

plantio_bosque_florido_abr15_4

 

“A expectativa é trazer harmonia entre o Judiciário e a sociedade, em uma perspectiva de mudança de visão e até de cuidado e acolhimento. Aqui estão os maiores representantes do Tribunal de Justiça, que são os seus desembargadores, e os servidores. Estamos dando o exemplo de precisamos, como um todo, cuidar da natureza, somos reflexos e referência”, assinalou a desembargadora-presidente Cezarinete Angelim, após plantar a sua árvore.

plantio_bosque_florido_abr15_18

plantio_bosque_florido_abr15_17

Ela agradeceu a presença e união de todos os presentes, que abraçaram a iniciativa, a qual concorre para a cidadania, à conscientização bem comum.

Já a desembargadora Eva Evangelista disse que o projeto socioambiental “encerra um significado que incute as idéias de permanência, continuidade e amor” na Justiça do Acre. Decana do TJAC, ela foi a primeira a proceder com a plantação, seguida pelos demais membros da Corte de Justiça Acreana.

plantio_bosque_florido_abr15_2

A juíza-auxiliar da Presidência, Mirla Regina, diretores, assessores, secretários e servidores também participaram do plantio, realizado na sede do Tribunal.

plantio_bosque_florido_abr15_12

Bosque Florido

Inovador no Judiciário Nacional, o Bosque Florido faz parte do programa “Natureza Viva” e terá outras etapas. Também haverá iniciativas voltadas à economia de recursos e, não menos importante, ao estabelecimento de metas de redução de consumo de energia elétrica, água, papel, telefonia e descartáveis.

Com o slogan “Cuidando do meio ambiente, preservando o planeta”, o objetivo do projeto é transformar a paisagem austera do Tribunal em um espaço mais leve, acolhedor, de maior bem-estar para os que trabalham e visitam o prédio, como também promover a sintonia com o meio ambiente.

A espécie plantada foi o Jacarandá-mimoso (cujo nome científico é Jacaranda mimosaefolia, tendo como origem a Argentina, na América do Sul). Haverá ainda o plantio de pelo menos 135 mudas de outras espécies.

Espécies predominantes:

  • Ipês branco e amarelo;
  • Açaí de touceira
  • Mogno;
  • Angelim;
  • Cedro;
  • Acácia Javânica;
  • Guapurubus;
  • Andiroba;
  • Castanha sapucaia;
  • Amora;
  • Manacá;
  • Ingá de metro

O Programa Natureza Viva

O Programa “Natureza Viva” está alinhado não apenas com as recomendações do Conselho Nacional de Justiça (Resolução nº 201/2015), mas também à necessidade de conscientização ambiental e ao Planejamento Estratégico 2015-2020.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.