Desembargadoras se reúnem com prefeita de Rio Branco para tratar de parceria em ações sociais

TJAC tem se empenhado em executar ações para inserir crianças e adolescentes em programas educativos.

Com o empenho de intensificar as ações sociais do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), as desembargadoras Denise Bonfim e Regina Ferrari, supervisora do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) e coordenadora da Infância e da Juventude, respectivamente, se reuniram, nessa terça-feira, 19, com a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri.

O encontro, acompanhado de representantes do Ministério Público do Acre (MPAC), Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por parte do programa Justiça Presente, teve a finalidade de tratar articulações sobre a reinserção de crianças em programas educativos, aumento no número de vagas em creches e ainda o cumprimento à execução da semiliberdade.

A desembargadora Regina Ferrari enfatizou sobre as ações voltadas ao programa Famílias Acolhedoras – lares substitutos, sob guarda provisória e por fim, para adoção -, no intuito de que se aprimore a efetividade da proteção à criança e ao adolescente. Ela também ressaltou sobre reformas nos abrigos Sol Nascente e Maria Tapajós.

As duas atividades, GMF e a coordenadoria voltada ao público infantojuvenil, têm trabalho em conjunto, focando a ressocialização desses públicos, tanto dos menores internados em abrigos, para poderem ter cursos profissionalizantes, quanto dos menores que respondem por ato infracional.

O objetivo, segundo explica a desembargadora Denise Bonfim, é unir forças para as tratativas e selar parcerias para capacitação técnica e profissionalizante, aos menores em conflitos com a lei, para que eles possam ter oportunidades e não sejam reincidentes no mundo do crime e que, os menores, em abrigos, também tenham oportunidades e evitem infringir a lei.

“Nosso intuito é de colocar o apenado em cursos profissionalizantes para, que, ao sair do sistema, ele possa de alguma forma voltar ao mercado de trabalho”, disse.

Na ocasião, a prefeita Socorro Neri reconheceu a importância dessa atividade social, por parte do Poder Judiciário Acreano, e se colocou à disposição para ajudar nas causas que estiverem ao alcance de sua gestão.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.