Desembargador Adair Longuini toma posse como presidente do TRE

No final da tarde desta terça-feira (30), em uma sessão presidida pelo desembargador Samoel Evangelista, o desembargador Adair Longuini foi empossado como novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral para o biênio 2013/2015.

Além dos membros da Corte do TRE, a cerimônia também foi prestigiada pelo governador Tião Viana, o presidente da Aleac, deputado Elson Santiago, o presidente do TJAC, desembargador Roberto Barros, os representantes do Ministério Público, procurador de justiça Sammy Barbosa, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luiz Saraiva Correa, o presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Raimundo Nonato, o defensor público-geral, Dion Nóbrega, além dos desembargadores Eva Evangelista, Pedro Ranzi, Francisco Djalma, Regina Ferrari e Waldirene Cordeiro.

A saudação da Corte do TRE foi feita pelo Juiz Elcio Sabo Mendes Júnior, que ressaltou a dignidade com que o novo presidente do TRE conduziu sua vida profissional e pessoal. “Só existe algo que nunca vai embora: a história de uma pessoa. Adair Longuini é um homem forjado pela luta”, disse.

No discurso de posse, o desembargador Adair Longuini agradeceu a todos os presentes, citou nominalmente as autoridades e destacou a presença de servidores. “Sintam-se em casa”, afirmou.

O presidente do TRE citou trechos da obra Rebelião das Massas, do escritor espanhol José Ortega, para lembrar o quanto as eleições são importantes para a democracia. “Qual o nosso compromisso com o mundo?”, indagou, ao dizer que “podemos ter as melhores leis do mundo, mas sem consciência não seremos capazes de alcançar a justiça. É no respeito ao outro que exercitamos a democracia”, lembrou.

O desembargador concluiu seu discurso de posse homenageando o desembargador Samoel Evangelista e todos os outros presidentes do TRE que lhe antecederam. “Fica aqui a minha sincera homenagem a todos que aqui vieram, lutaram e honraram a instituição. Nessa existência só temos e levaremos aquilo que trazemos no coração,” completou.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.