Curso para formadores fortalece ações educacionais da Escola do Judiciário

Atividade proporciona capacitação profissional e acadêmica a magistrados e servidores para atuação no Órgão de Ensino.

“Foi uma oportunidade ímpar para aprendizado, troca de experiências e construção de conhecimento”. A frase do servidor Hélio Carvalho, titular da Gerência de Bens e Materiais do Tribunal de Justiça do Acre, ilustra a relevância do Curso “Planejamento de Ensino e Metodologia de Desenvolvimento por Competências” (Módulo I), promovido pela Escola do Poder Judiciário (Esjud), em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), no mês de outubro.

Participaram da Formação de Formadores (FOFO), como é mais conhecida, desembargadores, juízes e servidores do Judiciário Acreano. A atividade foi estruturada em duas etapas, a primeira em EaD, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a segunda presencial, na própria Escola.

“Estamos muito felizes por termos conseguido avançar na consecução deste curso, após muito esforço de vários setores envolvidos e o cumprimento de diversas etapas para chegarmos até aqui, como planejamento, elaboração, credenciamento junto à Enfam, logística, contratação de docente,  e outros”, explicou o desembargador Roberto Barros.

Ao aproveitar a oportunidade para anunciar que foram estabelecias as tratativas necessárias para execução dos módulos II e III do FOFO, o diretor da Esjud assinalou o duplo propósito da agenda. “Ao mesmo tempo em que valorizamos o nosso corpo funcional, fortalecemos as nossas ações educacionais, pois teremos em breve aqui profissionais capacitados para conduzir cursos em muitas áreas do saber, sem precisar recorrer a outros órgãos e pessoas de fora do Acre”, disse.

Dessa forma, o próprio Tribunal é favorecido com um maior número de magistrados e servidores aptos a descortinar um novo horizonte de conhecimento, competências, habilidades e atitudes individuais e coletivas, os quais concorrem diretamente à melhoria dos serviços públicos oferecidos à sociedade.

O curso foi conduzido pelo professor Francisco Raimundo, doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP. Também é diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicada da Universidade Federal do Acre (UFAC). A agenda teve ainda a colaboração da pedagoga Ivanete Cordeiro (como codocente), gerente de Avaliação do Ensino da Escola e especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Ufac.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.