Crianças da rede municipal de ensino são recebidas pela desembargadora Eva Evangelista

Objetivo é levar os alunos para conhecer o funcionamento das unidades judiciárias e introduzir nas crianças relações de respeito e solidariedade.

A desembargadora Eva Evangelista recebeu na manhã desta segunda (24) um grupo de 28 alunos do 5° ano da escola municipal Anice Dib Jatene para visitar a Câmara Cível do Tribunal de Justiça. A proposta faz parte da 2ª fase do Projeto Cidadania e Justiça na Escola, na qual os alunos da rede pública passam a conhecer a estrutura e funcionamento de algumas unidades do Poder Judiciário Estadual.

visita_criancas_escola_desa_eva_tjac_ago15_1

A visita foi marcada por olhares curiosos (e até apreensivos) de quem estava frequentando o TJAC pela primeira vez, além de ansiedade e emoção em conhecer a magistrada mais antiga do Judiciário Estadual.

visita_criancas_escola_desa_eva_tjac_ago15_5

Na ocasião, a decana da Corte de Justiça Acreana mostrou às crianças como funciona a composição da Câmara Cível, a função do Tribunal de Justiça, explicou o papel dos juízes e como ocorrem os julgamentos nas sessões. Ela falou também de sua carreira na magistratura e a função de desembargadora. Explicou ainda como acontecem todas as etapas de abertura e julgamento de um processo, desde o início até a fase final.

Numa conversa descontraída e informal, a desembargadora contou sua experiência como professora, incentivou o estudo e fez uma referência por ter estudado sempre em escola pública. “Toda minha formação foi em escola pública. Nós podemos transformar esse ensino em referência. Mas isso não depende só do professor. A iniciativa também deve partir de vocês alunos. Nós devemos ter o maior respeito pelos professores, que são verdadeiros heróis do ensino”.

visita_criancas_escola_desa_eva_tjac_ago15_2

Um dos momentos mais marcantes quando a aluna Geovana Silva, de 10 anos, não conteve as lágrimas ao conversar com a desembargadora. “Quero agradecer tudo que a senhora nos ensinou hoje. Obrigado pelo incentivo e por nos mostrar como funciona a Justiça”, disse a criança com a voz embargada.

O estudante Kauan Victor, de 10 anos, agradeceu à desembargadora pela oportunidade e por seu exemplo como membro no Judiciário “Eu queria agradecer à senhora por passar esse exemplo pra nós. Isso não é uma coisa que acontece com todos. É uma oportunidade muito boa que estamos tendo” .

No final da visita, a magistrada, junto com a equipe de professores, levou os alunos para sentar na cadeira dos desembargadores, local onde ocorrem as sessões.

visita_criancas_escola_desa_eva_tjac_ago15_3

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.