Corte de Justiça Acreana recebe ministra Eliana Calmon

“O juiz precisa entender o ofício como uma carreira e não como um emprego, pois é ele quem irá garantir que os cidadãos tenham um comportamento compatível com as leis.” A frase da ministra Eliana Calmon foi dita nesta segunda-feira (14), na sede do Tribunal de Justiça Acreano.

A corregedora nacional de Justiça foi recebida pelos membros do TJAC no início da tarde. Ainda no aeroporto, Eliana Calmon foi recebida pelos desembargadores Adair Longuini e Samoel Evangelista, presidente e vice-presidente, respectivamente.

Em seguida, eles se deslocaram até a sede do Tribunal, onde os demais membros da Corte de Justiça Acreana aguardavam a ministra.

Ela foi ciceroneada por diversas outras autoridades, dentre as quais o presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), em exercício, Raimundo Nonato. Outros juízes e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), Florindo Poersch, também prestigiaram a ministra.

Na conversa com os desembargadores do TJAC, ela falou sobre o papel da Corregedoria Nacional de Justiça. “Só queremos ajudar os tribunais e garantir aos jurisdicionados os seus direitos de modo rápido, honesto e eficiente”, afirmou.

O desembargador Samoel Evangelista apresentou à ministra a situação dos Precatórios no âmbito do Estado do Acre. Ele destacou o fato de o Tribunal ter instituído o Núcleo de Processamento e Gestão de Precatórios (NPGP) para esse fim.

O vice-presidente do Tribunal assinalou também que, para garantir total transparência, o portal do TJAC na internet possui uma seção dedicada ao tema dos precatórios – www.tjac.jus.br/vipre/npgp -, que divulga todos os atos, a legislação, a lista cronológica e a lista de pagamento preferencial, assim como o formulário de requerimento de preferência.

Audiência

Após os cumprimentos oficiais, Eliana Calmon participou, por meio de videoconferência, da abertura oficial do trabalho de inspeção nas Justiças comum e militar de Minas Gerais. Ela elogiou a presteza com que o Tribunal providenciou os recursos tecnológicos. “É muita modernidade”, disse a ministra. Outros assuntos também foram tratados entre Eliana Calmon e as autoridades.

Disposição

Mesmo com uma agenda resumida, a corregedora foi atenciosa com todos. Quando desceu do avião, foi reconhecida por muitos passageiros, que a cumprimentaram.

Apesar de ocupar um dos mais importantes e prestigiados cargos no âmbito da magistratura nacional, demonstrou simplicidade e disposição ao dar atenção a todos.

A ministra terminou a agenda no Tribunal sem fazer nenhuma exigência ou solicitação. Ela dispensou batedores, escolta e quaisquer regalias.

Agenda

Pela primeira vez no Acre, a ministra irá palestrar, às 19h desta segunda-feira, na sede da OAB/AC, sobre o tema “Justiça e Precatórios”. Antes do evento, às 18h30, ela concederá entrevista coletiva à imprensa.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.