Começar de Novo 2014: TJAC e Vepma realizam nesta terça-feira (16) encerramento do Programa

O Tribunal de Justiça do Acre, através da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas de Rio Branco (Vepma), realiza na noite desta terça-feira (16), no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), a cerimônia de encerramento das atividades do Programa Começar de Novo em 2014.

O evento será marcado pela apresentação da Cantata de Natal “O Messias Chegou”, do Coral Redenção – formado em sua maioria por egressos do sistema carcerário estadual -, que faz parte das atividades desenvolvidas pela Vepma com o objetivo de contribuir com o processo de ressocialização dos reeducandos. A direção musical e narrativa é do maestro do Coral, advogado Otoniel Turi.

Na oportunidade, haverá também um desfile de penteados protagonizado pelos professores e alunos do curso de formação profissional de cabeleireiros da Vepma, que irão mostrar ao público penteados e artes em beleza aprendidas durante o decorrer das atividades.

O evento terá início às 19h30min, e contará com a presença do desembargador-presidente do TJAC, Roberto Barros, da coordenadora estadual do Programa Começar de Novo, Maha Manasfi, de servidores e colaboradores do Judiciário, além dos reeducandos e seus amigos e familiares.


Começar de Novo

Durante este ano, 343 reeducandos receberam seus certificados de formação profissional em cursos como cabeleireiro, manicure, salgadeiro, maquiador, auxiliar de cozinha, pinturas em tecido, almoxarife de obras, montagem e manutenção de computadores, dentre vários outros, oferecidos através de uma parceira com o Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AC).

Ao todo, 1.917 reeducandos participaram de grupos de estudos e evangelização, bem como das palestras e atividades de prevenção realizadas, como a Campanha “Crack: Tô Fora”

Também foram realizados um total de 2.804 atendimentos de beleza, através das turmas do curso de formação de cabeleireiros, em igrejas, escolas, comunidades terapêuticas, lares vicentinos e presídios femininos da Capital e do Interior.

As atividades foram realizadas em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá, Sena Madureira e Senador Guiomard.

As ações sociais são uma marca registrada do programa, idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e coordenado, no Acre, desde 2007, pela juíza titular da Vepma, Maha Manasfi.

O programa visa à sensibilização de órgãos públicos e da sociedade civil para que forneçam postos de trabalho e cursos de capacitação profissional para presos e egressos do sistema carcerário. O principal objetivo do programa, portanto, é promover a cidadania e assim, reduzir a reincidência de crimes.

Serviço:

Cerimônia de encerramento das atividades do Programa Começar de Novo em 2014

Quando: terça-feira (16), às 19h30min

Onde: Teatro da Universidade Federal do Acre

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.