Comarca de Feijó cria Conselho da Comunidade

Atendendo recomendação do CNJ, e executado pelo Juiz de Direito Substituto Manoel Pedroga, o Conselho da Comunidade de Feijó (CCF) foi criado para auxiliar o Poder Judiciário Acreano e o Ministério Público Estadual na assistência aos presos. “Acredito que teremos em Feijó o conselho mais atuante do Acre, que de fato cumpra sua missão: trabalhando, visitando e fiscalizando as unidades prisionais, e ajudando as autoridades a tomarem as providências cabíveis”, ressaltou o juiz.

Menos de três após ter sido fundado, em setembro de 2010, o CCF já deu início a um conjunto de atividades de planejamento, acompanhamento e execução de projetos de ação comunitária ligados à prevenção da delinqüência. Além disso, o conselho organiza e administra a prestação de serviços à comunidade pelos reeducandos da Comarca de Feijó, pela qual responde o magistrado.

Em novembro, foi realizada a 1ª sessão ordinária do CCF, na qual foi decidido que para o bom andamento dos trabalhos, o primeiro passo seria entrevistar individualmente todos os reeducandos que cumprem pena nos regimes semiaberto e fechado.

Após essa etapa das visitas e entrevistas, foram encontradas irregularidades na Unidade Prisional 5 e no Centro Sócio Educativo (CSE), destinado a menores, que mereceram requerimento dirigido ao Juiz Manoel Pedroga.

O Conselho da Comunidade de Feijó é presidido pela Defensora Pública Vera Bernardinelli, que já manteve contato com a Direção do SENAI para que, a partir de fevereiro, sejam oferecidos cursos profissionalizantes aos reeducandos do município.

“Entendemos que não podemos nos afastar dos privados de sua liberdade após a sua saída para o meio social, pois é nesse momento que eles encontram os maiores obstáculos, como o preconceito, que os levam a não encontrar trabalho digno para sustentarem suas famílias e, conseqüentemente, a delinqüir novamente”, destacou a presidente.

Para mais informações sobre o CCF, envie e-mail para conselho.c.f@hotmail.com ou acesse a página virtual da entidade www.conselho-cf.blogspot.com.

 

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.