Colégio de Presidentes é recebido pela Corte de Justiça de Pando

Os participantes do 76º Encontro do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil visitaram no último sábado, 18, o Palácio da Justiça do Departamento de Pando, no centro da cidade de Cobija (Bolívia).   

Recepcionados pelo Presidente da Corte de Justiça de Pando, Antonio Fagalde Revilla, e pelos vogais Rene Rojas Bonilla, Presidente da Sala Civil, Juan Urbano Pereira Olmus, Vogal da Sala Civil, e Fernando Leyton de La Quintana, Vogal da Sala Penal e Presidente da Associação dos Magistrados de Pando, o encontro oficial permitiu o debate e a troca de experiências entre os magistrados dos dois países vizinhos.

“Em nome da Corte de Justiça de Pando, agradeço a visita da comitiva brasileira a esta Casa que representa a Justiça boliviana”, disse Juan Olmus, ao abrir o ato solene no Palácio da Justiça de Pando. O magistrado fez uma breve exposição sobre o contexto do Judiciário boliviano e destacou os principais pontos da proposta do Poder Judiciário para a nova Carta Constitucional da Bolívia, que se encontra em discussão no país.

“Estamos vivendo um momento especial de nossa vida política e social, em que estamos discutindo a nossa nova Constituição. Todos os bolivianos estão interessados na definição desta Carta, esperançosos de que os interesses da sociedade boliviana serão contemplados, especialmente para confirmação dos direitos e da democracia em nosso país”, afirmou Juan Olmus.  

O Presidente do Colégio de Presidentes, Desembargador Marcus Faver, falou em nome da comitiva e agradeceu a receptividade da Corte boliviana: “Nos sentimos honrados pela cordialidade e cavalheirismo com que fomos recebidos neste país. Muito obrigado pela realização desta singela, mas importante solenidade”.

 

 

Faver finalizou seu agradecimento ressaltando a importância da integração entre os países vizinhos. “Estamos convencidos de que nós, irmãos sul-americanos devemos nos unir para formar um bloco onde as pequenas contradições e conflitos sejam superados por nossos laços de parceria e fraternidade. Só seremos efetivamente grandes se estivermos unidos e coesos”, concluiu.

 

Também participaram da visita oficial o Juiz de Direito Leandro Leri Gross, Titular da Comarca de Brasiléia, município acreano que faz fronteira com a cidade boliviana; o cônsul boliviano no Acre, Jose Luis Mendez Chaurara; o cônsul brasileiro em Pando, Júlio Miguel da Silva; e a Delegada Presidencial em Pando, Nancy Teixeira.

 

Confira a Galeria de Imagens.

 

 

  

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.