CEJUS divulga balanço do primeiro Mutirão de Conciliação

A julgar pelos números, o primeiro Mutirão de Conciliação do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUS) foi um sucesso. De um total de 425 audiências realizadas, mais da metade, 280, resultou em acordos que garantiram uma solução consensual de processos relacionados ao Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores em Via Terrestre (DPVAT).

Além disso, houve a arrecadação de um montante de mais de R$ 2 milhões, durante os 4 dias da atividade que aconteceu na semana passada.

A Juíza Mirla Cutrim, que responde pelo Centro, considerou exitoso o mutirão e anunciou que outros serão realizados. “O resultado alcançado demonstra que a esse projeto já deu certo e que conciliação é, de fato, o melhor caminho para a solução dos litígios. Pelos nossos cálculos, conseguimos 68% de acordos, além de um grande montante arrecadado. Penso que o próximo vai ser ainda melhor e já estamos trabalhando na concepção de mutirões temáticos, como os que envolvam contratos bancários, faculdades etc.”, afirmou.

A magistrada ressaltou que uma das estratégias adotadas para garantir maior eficiência dos trabalhos foi um diálogo estabelecido com os advogados. Durante as reuniões, eles apontaram quais os processos em que as partes teriam maior chance de construir um acordo que, em seguida, foram encaminhados à pauta das audiências

O resultado comprova a eficiência da iniciativa do TJAC, que visa a solução de conflitos judiciais, em que as partes confiam a uma terceira pessoa (neutra), o conciliador, a função de aproximá-las e orientá-las na construção de uma solução pacífica, o acordo.

Com a conciliação, as pessoas podem solucionar sua questão judicial sem a necessidade da intervenção do juiz, que, no processo comum, decide conforme a sua convicção.

Para mais informações sobre as atividades do Centro, o cidadão deve ligar para os números (68) 3211.5412 ou 3211.5414. O CEJUS fica localizado no Fórum da Avenida Ceará (Avenida Ceará, nº 2692. Bairro Abraão Alab. Rio Branco-AC).

 

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.