‘Caso Pinté’: decretada prisão preventiva do Prefeito de Acrelândia

O Desembargador Adair Longuini decretou no último sábado (06) a prisão preventiva do Prefeito do Município de Acrelândia, Carlos César Nunes de Araújo, acusado de envolvimento no assassinato do Presidente da Câmara Municipal da localidade, Vereador Fernando José da Costa, mais conhecido como "Pinté".

O Prefeito foi denunciado pelo Ministério Público sob a acusação de ser o mandante do assassinato de Fernando José e estava recolhido provisoriamente desde o dia 07 de outubro deste ano na Unidade de Ressocialização Dr. Francisco D'Oliveira Conde, em Rio Branco.

Com a decretação de sua prisão preventiva, o acusado vai aguardar o julgamento do processo na referida unidade prisional.

O caso

De acordo com as autoridades policiais que entraram com a representação junto ao Ministério Público do Estado, as suspeitas recaem sobre Carlos de Araújo porque a vítima (Pinté) havia elaborado um dossiê que tratava de irregularidades presentes nas Secretarias de Saúde e de Educação de Acrelândia.

As irregularidades estariam relacionadas a desvio de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Também há suspeitas de desvio de medicamentos, que teria sido acobertado por incêndio no prédio onde funcionava a Secretaria de Saúde. Nessa ocasião, o Prefeito avaliou os danos em um valor muito acima dos prejuízos.

Além disso, haveria cobrança de propina por parte da vereadora Maria da Conceição da Silva Araújo, com condição para que fossem concedidas diárias aos vereadores.

O relator do processo nº 0500743-03.2010.8.01.0000 é o Desembargador Adair Longuini, Vice-Presidente do Tribunal de Justiça Acreano.

 

Leia mais:

27.10.2010 Tribunal Pleno mantém prisão de Prefeito de Acrelândia
Acusado de mandar assassinar vereador Pinté, Prefeito Carlos César Nunes de Araújo, permanecerá detido, cumprindo prisão temporária.
14.10.2010 Câmara Criminal nega Habeas Corpus a acusados de envolvimento na morte do vereador Pinté
Acusados de envolvimento no assassinato de Fernando da Costa, Presidente da Câmara Municipal de Acrelândia, continuam presos temporariamente.
08.10.2010 Justiça Acreana decreta prisão temporária de prefeito de Acrelândia
Medida visa regular o andamento das investigações e a rápida elucidação do assassinato do vereador Pinté.

 

 

Postado em: Notícias | Tags: Sem tags

Fonte: Publicado em 08/11/2010