‘Caso Esquilo’: Onze acusados serão submetidos a Júri Popular nesta quinta-feira (11)

O Conselho de Sentença da Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco se reunirá na próxima quinta-feira (11), para julgar os 11 policiais civis acusados de assassinar, com 13 disparos de armas de fogo, Francisco da Silva Teixeira, mais conhecido como "Esquilo", crime ocorrido no dia 13 de novembro de 1993, no bairro Nova Estação.

Os acusados são Antonio Marcos da Silveira Lima ("Marcão"), Francisco Barroso de Souza ("Barroso"), Carlos Rodrigues de Mendonça ("Mendonça"), Eraldo Marinho Rodrigues, Francisco Furtado de Araujo ("Pereca"), Regimildo Mauro da Silva Moura ("Papagaio"), Carlos Gomes da Silva ("Lampião"), Aidano Nogueira de Barros, José Moreira da Silva ("Xapuri"), Amarildo Leite da Rocha ("Amarildo Mão-Pelada") e Eremildon Luis de Souza.

A sessão de julgamento do processo nº 001.99.01.3037-2 será presidida pelo Juiz de Direito Substituto Gustavo Sirena e a expectativa é de grande número de pessoas compareça ao Fórum Barão do Rio Branco para acompanhar os trabalhos.

À época dos fatos, o caso teve grande repercussão na sociedade, tendo em vista que a vítima, suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas, foi assassinada durante uma operação policial. O processo que apurava os fatos foi arquivado em 1997 e reaberto em 1999 por determinação do Juiz de Direito Marco Antonio Nunes, então titular da Vara do Tribunal do Júri.

O processo a ser julgado no próximo dia 11 de março integra a campanha pela Meta 2 desencadeada pelo Conselho Nacional de Justiça em todo o país. Em 2009, o desafio previa o julgamento de todos os processos ingressos até o ano de 2005. Para este ano, a nova Meta 2 da Justiça Brasileira estabelece o julgamento de todos os processos de conhecimento distribuídos nos tribunais, inclusive superiores, até 31 de dezembro de 2006.

No caso dos processos do Tribunal do Júri, os julgamentos devem englobar também os casos distribuídos até dezembro de 2007. Além disso, no que concerne ao Tribunal do Júri, a meta está relacionada com a ação estratégica prioritária definida para o Judiciário em 2010 que é a área criminal.

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.