Casamento Coletivo, palestra sobre violência doméstica e visita ao CAPS marcam agenda em Cruzeiro do Sul

Atividade iniciou com ação social na sexta-feira, 20, e prestou mais de dois mil atendimentos

O tradicional Casamento Coletivo, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), encerrou mais uma ação do Projeto Cidadão, no município de Cruzeiro do Sul, no último sábado, 21.

O evento, realizado no Teatro dos Náus, reuniu 150 casais para a cerimônia nupcial e foi conduzida pelo juiz de Direito Erick Fahart, que, na ocasião, falou sobre a necessidade do respeito entre os casais, o companheirismo e a importância da família.

Durante a abertura, a coordenadora do Projeto Cidadão, desembargadora Eva Evangelista, que no ato representou a Presidência do TJAC, falou do compromisso social entre as instituições parceiras e também sobre a importância do respeito entre os cônjuges.

“Nos empenhamos para uma sociedade mais humana, mais justa, mais respeitosa. São muitas instituições parceiras, públicas e privadas, nessa ação em Cruzeiro do Sul. Somente com o apoio e colaboração de todos que o Projeto Cidadão é possível”, comentou.

No dia anterior ao Casamento Coletivo, foram ofertados serviços sociais na Escola Municipal de Ensino Infantil Oswaldo D’Albuquerque. A ação terminou com o total de 2.075 atendimentos.

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, parabenizou o TJAC pela a atividade e disse ser uma grande oportunidade para muitos da população que não tinham condições financeiras para o pagamento das taxas cartorárias, e sonhavam em oficializar a união.

“Hoje celebramos o amor e a união. Que Deus abençoe e proteja cada família e que o amor e o respeito sejam a base dessas uniões. Quanto ao município, vamos continuar trabalhando para que todos os cruzeirenses tenham acesso as políticas públicas e ainda mais qualidade de vida”, disse.

Palestra sobre violência doméstica e vista ao CAPS

Ainda em cumprimento à agenda em Cruzeiro do Sul, a desembargadora Eva Evangelista ministrou palestra sobre violência doméstica e familiar aos militares do 61º BIS. Ela foi acompanhada da diretora do Foro de Cruzeiro do Sul, Adamárcia Machado.

Recebida pelo coronel Flademir, a decana da Corte, à frente da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Acreano, apresentou a atuação da Justiça do Acre no enfrentamento desta violência no estado. Cerca de 140 militares do batalhão prestigiaram a atividade.

Como parte da agenda, a desembargadora também promoveu uma roda de conversa no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Na oportunidade, ela conheceu o funcionamento da entidade e as pessoas que exercem suas atividades no local.

Nas suas diferentes modalidades, o CAPS centraliza serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar. O Centro realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial e são substitutivos ao modelo asilar.

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.