Casamento Coletivo da Expoacre 2010

Tradicional evento do Tribunal de Justiça e Projeto Cidadão reunirá 800 casais neste sábado (31/08)

Na edição do Casamento Coletivo da Expoacre 2010, o Tribunal de Justiça e o Projeto Cidadão promovem a união civil de 800 casais. O evento, aberto ao público, acontece neste sábado (31), a partir das 18h, no estádio Arena da Floresta, em Rio Branco.

Dentro da programação anual de atividades do Projeto, o Casamento Coletivo da Expoacre é uma das mais tradicionais. Realizado desde 2004, o Casamento Coletivo reúne centenas de pessoas, entre noivos, familiares e convidados, que participam ao ar livre de uma cerimônia civil com direito a decoração especial e apresentações artísticas.

Embora a lei garanta a gratuidade do serviço para os noivos carentes, as pessoas que desejam formalizar a união civil encontram dificuldades no trâmite da documentação, ficando ainda mais difícil arcar com os custos da cerimônia. Assim, o objetivo da atividade é promover a união matrimonial de modo gratuito, rápido e fácil, contribuindo para estruturar os casais, fortalecendo os laços de união e responsabilidades, principalmente para aqueles que já possuem filhos.

"O Casamento Coletivo do Projeto Cidadão é uma iniciativa maravilhosa, que possibilita a muitos casais dizerem 'sim' ao mesmo tempo, principalmente pela gratuidade. Moro com meu companheiro há dois anos e estou muita emocionada com a realização do casório", disse a noiva Valéria Martins da Silva, que realizou a sua inscrição na manhã desta sexta-feira (30), último dia de habilitação no Parque de Exposições.

Assim como nos anos anteriores, o evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Organização da Expoacre 2010, Fundação Elias Mansour e Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer. Ao final da cerimônia, os 800 casais serão brindados com chocolates e suas certidões de casamento serão entregues junto com o convite da festa, produzido em parceria pela Assessoria de Comunicação Social e Parque Gráfico do TJAC.

Projeto Cidadão – 15 anos promovendo cidadania no Acre

Há 15 anos o Tribunal de Justiça do Acre promove, por meio do Projeto Cidadão, o acesso facilitado da comunidade a diversos serviços. Sua finalidade primordial é assegurar à população de menor poder aquisitivo o direito à documentação básica, bem como o acesso rápido e gratuito aos serviços públicos de saúde, educação, trabalho, meio ambiente e segurança.

O Projeto Cidadão é responsável por 40% dos casamentos realizados no Estado do Acre. Além disso, de acordo com a última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Acre é o Estado com a maior taxa de casamentos do Brasil.

Ao longo dos seus 15 anos, o Projeto Cidadão registra a realização de 26.673 casamentos. De janeiro a julho deste ano já foram 1.215 uniões celebradas.

 

 Números – Casamento Coletivo da Expoacre 
Expoacre 2007  1.110 casamentos
Expoacre 2008  1.200 casamentos
Expoacre 2009  672 casamentos
Expoacre 2010  800 casamentos

 

Leia mais:

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.