Carta de Salvador encerra 78º Encontro de TJ’s

O 78º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil termina nesta manhã, 06, com a leitura da Carta de Salvador, na qual estarão sintetizadas as principais sugestões de melhorias para o Poder Judiciário levantadas durante o evento.

Na tarde de ontem, 05, os trabalhos prosseguiram com a apresentação da nova logomarca e do novo site do Colégio, projeto coordenado pela Desembargadora do Estado de Sergipe e membro da Comissão Executiva da entidade, Marilza Maynard. Ela apresentou também o projeto de instituição de uma política, no âmbito do Poder Judiciário, para o fomento da execução de penas e medidas alternativas à prisão.

Na seqüência, o Presidente do Colégio, Desembargador Marcus Faver, facultou a palavra aos participantes, que se manifestaram sobre diversos assuntos relativos ao Judiciário e que puderam ser discutidos pelo grupo.

Entrevista

O Desembargador Pedro Ranzi, Presidente do Tribunal de Justiça do Acre, participa em Salvador do 78º Encontro do Colégio Permanente dos Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil e também das comemorações do IV Centenário do Tribunal de Justiça da Bahia.

Em entrevista à assessoria de imprensa do Encontro, o Desembargador Pedro Ranzi, explicou o funcionamento da Justiça Estadual, ressaltando que um dos principais problemas enfrentados pelo Judiciário no Acre é o acesso aos municípios distantes da capital.

Além do acesso só ocorrer praticamente por meio de barcos, isso acontece apenas durante três meses do ano, quando o volume de chuvas aumenta e os rios ficam navegáveis.

“Isso dificulta o nosso diálogo com a comunidade e até mesmo o pleno desenvolvimento e acompanhamento dos trabalhos jurisdicionais, já que o custo da operação para chegar até lá fica muito alto”, afirma.

O desembargador destacou ainda os projetos desenvolvidos pelo TJ visando a aproximação do Judiciário com a sociedade, como o Justiça Comunitária Itinerante, Projeto Cidadão, Juizado de Trânsito, dentre outros.

Para mais informações sobre o 78º Encontro do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça, visite o site do Tribunal de Justiça da Bahia – www.tjac.ba.br.

(Com informações da Assessoria de Comunicação Social do TJBA).

 

 

Postado em: Notícias | Tags: Sem tags

Fonte: Publicado em 06/03/2009