Cadastro Nacional de Adoção é apresentado a cinco capitais brasileiras

O Cadastro Nacional de Adoção (CNA) será apresentado amanhã, 12, simultaneamente em cinco capitais: Rio Branco (AC), Manaus (AM), Macapá (AP), Goiânia (GO) e João Pessoa (PB). O objetivo é concentrar esforços para a divulgação, aos juízes, da ferramenta destinada a agilizar os processos de adoção no país.

O Presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Gilmar Mendes, lidera o múltiplo evento com a apresentação do Cadastro em Rio Branco (AC), a partir das 10 horas, no plenário do palácio da Justiça do Tribunal de Justiça do Acre.

Magistrados membros do comitê gestor do Cadastro farão palestras nos Tribunais de Justiça dos demais quatro Estados. As reuniões desta sexta-feira integram a etapa de visitas aos Tribunais, iniciada em junho, em que os membros do comitê gestor falaram sobre o Cadastro a platéias de juízes e de servidores. Nos encontros, há oportunidade de sanar dúvidas sobre a inserção de dados no sistema, desenvolvido e gerenciado pelo CNJ, e disponível no endereço eletrônico www.cnj.jus.br, mediante acesso especial. O prazo para o envio de dados de todo o país encerra no dia 8 de novembro.

Números parciais

O Cadastro já contabiliza 6.116 pretendentes a pais e mães adotivas e 864 crianças e adolescentes aptas à adoção. As informações parciais das Varas da Infância e da Juventude estão sendo coletadas desde o lançamento oficial do sistema pelo Conselho em 29 de abril deste ano. Até agora, o CNA mostra que a maioria dos pretendentes reside em São Paulo (2.030). As crianças cadastradas estão, principalmente, em São Paulo (337), no Distrito Federal (183) e no Paraná (109).

Com a apresentação em vários estados no dia 12, o CNJ quer acelerar o envio de dados das varas para impulsionar as adoções. O Cadastro poderá eliminar alguns gargalos com a possibilidade de cruzamento de informações entre as Varas da Infância e da Juventude. O sistema permitirá que os pretendentes à adoção encontrem uma criança com as características pretendidas em cidade ou Estado diferente do seu local de moradia, o que amplia as oportunidades de adoção. O CNA também possibilitará estatísticas a serem empregadas na melhoria dos processos.

Confira a programação do dia 12:

 Palestrante

 Cidade

Horário 

Local 

-Ministro Gilmar Mendes Presidente do CNJ-Juiz Paulo TamburiniJuiz auxiliar CNJ

 Rio Branco (AC

 10h30min

 TJ Acre

– Juíza Andréa Pachá   Conselheira CNJ

 Manaus (AM)

 16h

 TJ Amazonas

– Juiz Francisco de Oliveira Neto (TJSC) Comitê Gestor

 Macapá (AP

 10h

 TJ Amapá

– Juiz Antonio Silveira Neto (TJPB) Comitê Gestor

 Goiânia (GO)

 14h

 TJ Goiás

– Desembargador Luiz Carlos Figueiredo (TJPE) Comitê Gestor

João Pessoa (PB)

 9h

 TJ Paraíba

 SR Agência CNJ de Noticias

Fonte: Agência CNJ de Notícias (www.cnj.jus.br)

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.