Aula suprema é aberta com palestra sobre direito constitucional

Atividade foi ministrada pelo procurador federal Marcelo Novelino, um dos principais nomes na área constitucional no Brasil.

“A abstrativização do controle incidental e a mutação do papel do Senado” foi o tema da aula suprema que ocorreu, nesta quinta-feira (28), no anfiteatro Sara Assef Valadares, na Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO). A atividade faz parte da II Jornada de Estudos de 2018, promovida pela Escola do Poder Judiciário do Acre (ESJUD).

O ministrante foi procurador federal e professor em Direito Público pela Universidade do Rio de Janeiro Marcelo Novelino, que abordou aspectos de atuação do poder Legislativo e Judiciário para acadêmicos, professores, operadores de Direito e outras pessoas interessadas no tema.

Na abertura, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, em exercício, desembargadora Eva Evangelista, destacou o empenho da atual direção da Esjud em destinar várias atividades de aperfeiçoamento aos magistrados e servidores. Ela também citou a presidente do TJAC, desembargadora Denise Bonfim, em deferir sempre os pedidos para aprimorar os conhecimentos do público do Judiciário.

O presidente da Esjud, desembargador Roberto Barros, salientou que o tema escolhido é de suma importância para dialogar sobre as funções institucionais dos poderes, onde permite maior conhecimento.

A atividade foi realizada com apoio da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), que tem como atual presidente o juiz de Direito Luís Camolez, que pontuou existir mutação em todos os lugares e profissões.

II Jornada de Estudos Jurídicos

A II Jornada de Estudos Jurídicos teve início oficialmente nesta quinta-feira (28) com o “Curso Jurisdição Constitucional e Segurança Jurídica”. Promovida pelo Tribunal de Justiça do Acre, por meio da Escola do Poder Judiciário (Esjud), a atividade se estendeu até esta sexta-feira (29).

Destinada ao aperfeiçoamento de magistrados, servidores e operadores do Direito, a capacitação teve a participação do procurador federal Marcelo Novelino, um dos principais nomes na área constitucional no Brasil.

Novelino Camargo é professor doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); mestre em Direito pela Universidade Gama Filho. Também atua como professor de Direito Constitucional do G7 Jurídico, e é procurador federal.

É autor de diversas obras jurídicas, como “Curso De Direito Constitucional”, “Manual de Direito Constitucional” e “Constituição Federal Para Concursos”.

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.