Atual gestão do TJAC garante melhorias no Fórum Criminal e na Cidade da Justiça

Pavimentação, fortalecimento da segurança, organização do fluxo de pessoas, identidade visual e instalação de Tv Corporativa foram apenas algumas das muitas medidas adotadas.

É difícil resumir em palavras o que a atual gestão do Tribunal de Justiça do Acre fez na prática em apenas cinco dias: muito trabalho, esforço concentrado, ações efetivas e resultados concretos. Ao instalar no Fórum Criminal desembargador Louviral Marques de Oliveira o Gabinete Itinerante da Presidência, a desembargadora Cezarinete Angelim reuniu toda a sua equipe de trabalho (diretores, gerentes, assessores) e implementou uma série de medidas que melhoraram consideravelmente não apenas as condições de trabalho de magistrados e servidores, mas sobretudo o acesso dos cidadãos aos serviços judiciais.

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O complexo Cidade da Justiça também recebeu atenção especial, com serviços de iluminação, pavimentação, limpeza, segurança, melhorias no acesso etc.

O reconhecimento veio daqueles que no dia a dia labutam no local para oferecer os melhores serviços à população.

“A presença da presidente e do Gabinete Itinerante nesta semana, no Fórum Criminal, acelerou muito a história do prédio, antecipando soluções para angústias e problemas antigos, e plantando a esperança de dias melhores no futuro para a prestação jurisdicional na Cidade da Justiça”, disse o juiz de Direito Edinaldo Muniz, titular do 2º Juizado Criminal, ao destacar que nesses cinco dias foi feito mais do que desde a entrega do prédio (dezembro de 2014).

Diretora do Foro da Comarca de Rio Branco, a juíza de Direito Maha Manasfi elogiou a iniciativa do Tribunal. “É louvável essa preocupação, de vir até nós, acompanhar de perto as demandas e necessidades, dando uma resposta e trazendo soluções”, afirmou.

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A servidora Glenda Awstin, lotada na Vara de Proteção à Mulher, considerou que, em princípio, ela e os colegas de trabalho, ficaram se perguntando sobre a instalação do Gabinete Itinerante no local, mas que agora descobriram o porquê. “No começo, ficamos nos perguntando, será que vai mudar alguma coisa com a chegada do Gabinete. A presidente veio com sua equipe, calada, sem fazer alarde nenhum e, agora, estamos vendo os resultados. Ela se colocou em nosso lugar, buscou conhecer as nossas necessidades. Muita coisa já mudou, mudou para bem melhor”, ressaltou.

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A juíza de Direito Ana Paula Saboya salientou que a atuação da Presidência atende dupla expectativa. “A verdade é que essa grande ação devolveu, resgatou a dignidade de nós, magistrados, e também dos jurisdicionados. Tudo o que foi feito nos trouxe uma felicidade imensa”, só temos que exaltar e agradecer.

Encerramento da Agenda

Na noite da última sexta-feira (8), a desembargadora Cezarinete Angelim fez questão de reunir a sua equipe de trabalho, bem como os juízes e servidores que atuam no Fórum Criminal.

Além da juíza Maha Manasfi, estiveram no espaço os juízes Cloves Ferreira, Edinaldo Muniz, Luana Campos e Ana Paula Saboya, e diversos serventuários da Justiça.

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“Estivemos aqui durante toda esta semana para estabelecer essa maior aproximação, ouvi-los, conhecer de perto a realidade e, dentro do possível, atender as solicitações, dando-lhes melhores condições e estrutura de trabalho, para que tenham maior satisfação em estar aqui”, declarou a presidente do TJAC.

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Cezarinete Angelim frisou ainda que o objetivo é fortalecer a interlocução permanente com os gestores das unidades judiciárias, servidores e comunidade.

O que foi feito em 5 dias

Cada uma das diretorias atuou diretamente, sob a condução da Presidência do Tribunal de Justiça Acreano, para atender as demandas suscitadas (por magistrados e servidores), como também aquelas que foram observadas espontaneamente através de vistorias no local.

A Diretoria Regional do Vale do Alto Acre (Drvac) realizou a limpeza da área externa, da Cidade da Justiça; a instalação dos equipamentos de sonorização das salas de espera e a readequação do sistema de som dos plenários do Tribunal do Júri.

A Drvac procedeu com a instalação do sistema de som para realização dos pregões das audiências e realizou a transferência de cinco salas para outros locais do prédio.

Também foram realizadas a pintura da sinalização horizontal e as demarcações no estacionamento e a mudança no balcão de atendimento com alteração nos pontos elétricos e lógicos para as catracas de acesso.

A Diretoria concluiu a execução da reforma da lanchonete e as seguintes ações:

  • Instalação do exaustor na área das celas;
  • Pequena reforma na sala das escoltas;
  • Instalação dos motores dos portões da guarita;
  • Recomposição do reboco da nova sala da secretária da diretoria de foro;
  • Pintura de todas as portas internas do fórum.

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A Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), por sua vez, realizou três interligações de catracas à rede lógica do Fórum Criminal nos dias 4 e 5 de abril, ficando as demais instalações e consequente capacitação a cargo da empresa fornecedora do equipamento, com acompanhamento pelo gestor do contrato.

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A Ditec também procedeu com:

  • Instalação temporariamente rede wi-fi no Gabinete Itinerante;
  • Instalação de um computador no primeiro piso;
  • Mudança dos computadores das salas de audiências;
  • Movimentação de computadores no balcão de atendimento;

Já a Diretoria de Informação Institucional (Diins) realizou as seguintes ações:

  • Implantação do sistema de TV Corporativa/Top Mídia, inclusive com a definição do conteúdo e da programação junto com a Presidência do Tribunal;
  • Identidade visual e sinalização interna (provisórias) das unidades/setores que integram o Fórum Criminal;
  • Registro fotográfico das ações estabelecidas por todas as Diretorias;
  • Acompanhamento e produção de matérias no site institucional (www.tjac.jus.br), bem como sua extensão aos veículos de imprensa, com vistas a documentar o trabalho da atual gestão nesse espaço no período supracitado;
  • Produção de relatório sucinto com o descritivo de imagens (o antes, o durante e o depois) – já em curso -, e das informações sobre as mudanças implementadas nesta semana – o qual contribui para o aperfeiçoamento da imagem da Instituição.

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A Diretoria de Logística – (Dilog) desenvolveu várias ações com vistas a otimizar os trabalhos nos mais diversos setores, principalmente no que diz respeito às áreas de engenharia, contratação e matérias.

Uma delas diz respeito a resolver problemas relacionados aos elevadores, bem como à recepção terceirização de recepcionistas. Também a contratação de empresa especializada para apresentar uma nova identidade visual para o Fórum Criminal.

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Também foram definidos os seguintes serviços, em parceria com a Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb)

  1. Serviços de pavimentação do estacionamento frontal;
  2. Serviços de execução de canaletas coletoras de águas pluviais na guarita;
  3. Serviços de execução de vala de contenção de águas pluviais;
  4. Serviços de melhoria do acesso à Cidade da Justiça.

A presidente do Tribunal considerou que a preocupação da atual gestão reside em ampliar o acesso das pessoas à Justiça, e também a acessibilidade de pessoas com deficiência. Por isso, solicitou apoio para que sejam melhoradas as condições de infraestrutura e o acesso de pedestres e cadeirantes ao local – o que já aconteceu com a pavimentação e cobertura asfáltica (da guarita até a entrada do Fórum Criminal).

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A Diretoria de Estratégia (Diges) procedeu com coleta de todas as informações, para inseri-las no Plano de Metas da Gestão as ações executadas na Cidade da Justiça.

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Fonte: Ex. DIINS - Diretoria de Informação institucional Atualizado em 12/04/2016