Atividades para melhoria da qualidade de vida dos servidores dinamizam rotina institucional

Mais de oito mil atendimentos foram realizados pelo Centro Médico do TJAC, em 2019. 

A valorização do servidor público do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) é uma preocupação da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), vinculada a Diretoria de Gestão de Pessoas e do Comitê de Local de Atenção à Saúde no âmbito do Poder Judiciário Acreano, liderado pelo desembargador Luís Camolez.

Neste ano, novas atividades foram ofertadas como estratégia de atrair mais pessoas a práticas de atividades físicas, uma vez que é o combate ao sedentarismo é eficaz na prevenção de diversas doenças.

Deste modo, o espaço esportivo do Centro Médico do TJAC passou a ter um horário estendido até às 20h. No primeiro semestre, foi lançado o programa Caminhada Segura. Já no segundo, iniciou-se o treinamento funcional e aulas de boxe. Contudo, uma novidade que agradou a muitos foi a capoeira infantil, disponível para os filhos dos servidores.

A aula de Pilates, que já estava em andamento na unidade, continuou seu cronograma orientado pelo fisioterapeuta da instituição, Rafahel Muniz. A atividade coletiva é realizada duas vezes por semana e é focada na correção postural. A turma é composta por alunas fiéis, como a servidora Dirce Teodoro, que compreendeu o benefício da disciplina em seu bem-estar.

Outro destaque foi o início de atendimento de auriculoterapia.  Até o momento, foram realizados 1.850 atendimentos pela psicóloga Eunice Carvalho. Quem se consultou e aprovou o recurso terapêutico da medicina alternativa foi Carlos Vasconcelos, supervisor do Protocolo. “Eu gastava mensalmente com remédios para gastrite e depois que comecei o tratamento melhorei demais! Como funcionou pra mim, trouxe minha esposa para se consultar também”, atestou.

O tratamento é realizado em consultas semanais. “Esse primeiro ano foi significativo, estamos atendendo uma média de 80 pessoas semanalmente e temos uma lista de espera de 72 pessoas. Esse público passou a procurar o serviço, porque viram que os pacientes estão tendo resultado, já que o tratamento trata a parte orgânica e emocional”, disse a psicóloga.

Atendimentos

No Centro Médico do TJAC, houve mais de 8.141 mil atendimentos em 2019. De acordo com os dados do relatório anual, foram 1.219 consultas médicas, 1.306 com o fisioterapeuta, 837 pelo odontólogo, 874 pela psicóloga, 1.686 pelas enfermeiras, 369 pela assistente social e as 1850 da auricoloterapia. O agendamento de qualquer um destes atendimentos ocorre pelo (68) 3226-1998.

O gerente Leopoldo Pina ressaltou ainda a proatividade da equipe de saúde. “Começamos a realizar Blitz Saúde e todas as sextas-feiras revezamos as equipes no Fórum Barão do Rio Branco, Juizados Cíveis e Criminais, facilitando o acesso ao atendimento e testes rápidos”, disse.

A Gevid é atuante e está presente na rotina da instituição, já que integra diversas ações e campanhas, a exemplo o Projeto Cidadão. A unidade esteve presente em todas as edições da atividade, colaborando para a iniciativa que é voltada para comunidades em vulnerabilidade. Recentemente, a contribuição e relevância dos serviços prestados foi reconhecida pela desembargadora Eva Evangelista. 

Outras ações foram durante as campanhas para doação de sangue, para prevenção a H1N1, Dia da Amazônia, Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul. Neste último, foi promovida a Cicleata Azul, que levou a mobilização para fora da estrutura institucional e teve a adesão de familiares, amigos e atletas amadores.  

Por fim, a realização de feiras orgânicas, projeto Horta Compartilhada e Farmácia Viva, também integram as iniciativas para a promoção de qualidade de vida no TJAC.

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Fonte: GECOM Atualizado em 02/01/2020