Atividades da Semana “Novembro Azul” do TJAC começam na próxima segunda-feira (21)

Campanha é dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

As atividades da Semana “Novembro Azul” do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) se iniciam na próxima segunda-feira (21), no Palácio da Justiça, a partir das 10h, com o objetivo de alertar os homens e a sociedade sobre a importância da prevenção do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Esta campanha tem como símbolo o laço azul.

palacio_justica_fachada_azul_tjac_1

A palestra “Prevenção do Câncer de Próstata”, sob a responsabilidade do urologista Mauro Trindade, abre a programação. Na ocasião, também ocorrerá o encerramento do curso Oficina de Cor, com exposição dos quadros. Com essa ação, sob a responsabilidade do artista plástico Bab Franca, a Presidência do Tribunal de Justiça do Acre visa estimular a capacidade criativa e elevar a autoestima de servidores e magistrados.

O primeiro dia de programação, no Palácio da Justiça, contará ainda com apresentação de Voz e Violão, com a servidora Elaine Cristina; apresentação do Coral do Judiciário e duas ações inovadoras: a Cafeteria do TJAC, onde ocorrerão as rodas de conversas entre os homens; e a presença de um profissional engraxate para atender os presentes.

No decorrer de semana, diversas atividades serão desenvolvidas no âmbito do Poder Judiciário Acreano, voltadas à saúde e ao bem-estar, com serviços de aferição de pressão arterial; teste de glicemia; massagens; e dicas sobre a saúde do homem, com a fisioterapeuta pélvica, Adna Maia.

Toda a programação alusiva à campanha Novembro Azul, destinada a magistrados e servidores do Poder Judiciário Acreano vai ao encontro da filosofia de trabalho implementada pela desembargadora-presidente Cezarinete Angelim para o Biênio 2015/2017, a qual se baseia na alteridade (olhar o outro na sua integralidade), na solidariedade e na justiça fraterna.

A ação faz parte do Programa Qualidade de Vida, cujo slogan é “Cuidar e servir, de coração pra coração”, e tem como objetivo cuidar da saúde e proporcionar o bem-estar

Calendário de Ações

  • Dia 21.11 – Palácio da Justiça – Abertura – 10h
  • Dia 22.11 – Fórum Criminal – Roda de Conversa
  • Dia 23.11 – Fórum Barão do Rio Branco – Roda de Conversa
  • Dia 24.11 – Juizados Especiais – Roda de Conversa
  • Dia 25.11 – Fórum Avenida Ceará – Roda de Conversa

Histórico

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não menaloma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença.

No intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença, visando a diminuir a taxa de mortalidade, que ainda é alta, o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) desenvolvem o Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.