Atividades da Semana “Novembro Azul” do TJAC chegam ao Fórum Criminal

Campanha é dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

As atividades da Semana “Novembro Azul” do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) chegaram ao Fórum Criminal nesta terça-feira (22), com o objetivo de alertar os homens e a sociedade sobre a importância da prevenção do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação faz parte do Programa Qualidade de Vida, cujo slogan é “Cuidar e servir, de coração pra coração”, e tem como objetivo cuidar da saúde e proporcionar o bem-estar.

novembro_azul_forum_criminal_tjac_1

Toda a programação alusiva à campanha Novembro Azul, destinada a magistrados e servidores do Poder Judiciário Acreano vai ao encontro da filosofia de trabalho implementada pela desembargadora-presidente Cezarinete Angelim para o Biênio 2015/2017, a qual se baseia na alteridade (olhar o outro na sua integralidade), na solidariedade e na justiça fraterna.

A equipe da Gevid, com o suporte da Direção do Fórum Criminal, prepararam o local para receber os convidados. Os juízes Cloves Augusto, titular da 4ª Vara Criminal, e Raimundo Nonato, da 3ª Vara Criminal, da Comarca de Rio Branco, prestigiaram as atividades, e utilizaram os atendimentos na área de saúde.

No decorrer de semana, diversas atividades serão desenvolvidas no âmbito do Poder Judiciário Acreano, voltadas à saúde e ao bem-estar, com serviços de aferição de pressão arterial; teste de glicemia; massagens; e dicas sobre a saúde do homem, com a fisioterapeuta pélvica, Adna Maia.

Nesta quarta-feira (23), a programação prossegue no Fórum Barão do Rio Branco; na quinta-feira (24) nos Juizados Especiais; e na sexta-feira (25), o encerramento no Fórum da Avenida Ceará. Em todos os locais, os atendimentos serão acompanhados com rodas de conversa, com a presença de um médico urologista, para falar sobre a prevenção do câncer de próstata.

Histórico

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não menaloma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença.

No intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença, visando a diminuir a taxa de mortalidade, que ainda é alta, o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) desenvolvem o Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.

Postado em: Notícias | Tags:

Fonte: Atualizado em 22/11/2016