Após reforma, Fórum Des. Mário Strano é entregue à comunidade de Tarauacá

Viajar a Tarauacá, em pleno inverno amazônico, é missão das mais espinhosas. É preciso percorrer 355 km de avião até Feijó, mais 45 km de estrada, além de atravessar duas balsas, para chegar ao município. Nesse caso, a máxima de Nicolau Maquiavel – de que “os fins justificam os meios” – assume conotação apropositada: a dificuldade é compensadora quando se busca a garantia dos direitos dos cidadãos.

Com essa visão, o Tribunal de Justiça do Estado do Acre entregou na sexta-feira (29) a obra de reforma do Fórum Desembargador Mário Strano, da Comarca de Tarauacá. Iniciada em junho, e concluída em dezembro de 2009, a revitalização da unidade judiciária custou aproximadamente R$ 600 mil – uma parte com uso de recursos próprios, e outra concedida pelo Banco do Brasil.

As instalações físicas do prédio foram ampliadas e melhoradas, o que proporciona, a partir de agora, um ambiente de trabalho mais adequado aos profissionais e servidores que trabalham no local, bem como ao público atendido. Também foram adquiridos novos mobiliários (mesas, cadeiras, estantes e armários), condicionadores de ar e equipamentos de informática.  

O Presidente e o Corregedor Geral da Justiça do TJAC, Desembargadores Pedro Ranzi e Samoel Evangelista, respectivamente, fizeram a entrega oficial da obra. O Diretor Geral do TJAC, servidor Carlos Afonso Andrade, e o servidor Aldrin Taveira, técnico em microinformática da Diretoria de Informática, acompanharam os magistrados. A solenidade também contou com as presenças do Procurador do Estado Francisco Armando Melo, representando o governador Binho Marques; dos Juízes de Direito Manoel Pedroga e Andréa da Silva Brito (que responde pela Comarca de Tarauacá); da Promotora de Justiça Eliane Misae Kinoshita; do Defensor Público Paulo São José; da Vice-Prefeita Marilete Vitorino de Siqueira; do Comandante da Polícia Militar, Luiz Gonzaga Calixto; do gerente do Banco do Brasil Tiago Henrique; de servidores da Comarca; de membros da comunidade e outras autoridades.  

Discursos

Após o descerramento da placa alusiva à entrega da obra, as autoridades prosseguiram com os discursos, por meio dos quais enalteceram a importância da construção, reforma e ampliação das unidades do Judiciário.

“Esta é uma promessa cumprida. Reafirmamos, dessa forma, nosso compromisso de aperfeiçoar as condições de trabalho dos juízes e servidores. Queremos que as instalações tenham conforto e estrutura adequada. Entregamos este prédio principalmente para as pessoas da comunidade que nos procuram. Este é um momento de festa e alegria. Peço que cuidem desse patrimônio e façam bem uso. Precisamos ser eficientes, competentes, agirmos com destreza nas nossas obrigações e objetivos. Que este prédio que tem o nome de alguém tão importante na história do Judiciário (Des, Mario Strano) nos inspire a manter acesa a chama da Justiça”.

Desembargador Pedro Ranzi, Presidente do TJAC

  

“Hoje é um dia de muita alegria, porque posso rever pessoas tão amigas, com as quais convivi quando fui Promotor de Justiça nesta Comarca, e que há tanto tempo dedicam suas vidas ao Judiciário do Acre, como o senhor Omar Bandeira e o senhor Leonel. Quero me congratular com vossa Excelência, Presidente, por ter tido a oportunidade de entregar esta obra que vai atender tão bem aos servidores e, principalmente, à população. Também por poder testemunhar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Juíza Andréa, sobretudo pelo cumprimento da Meta 2 nessa unidade judiciária, o que nos orgulha. Vem em muito boa hora, e trata-se de um espaço condigno”.

Desembargador Samoel Evangelista, Corregedor Geral da Justiça

  

"Quero parabenizar pela brilhante administração frente à Presidência do Tribunal de Justiça. Essa obra é um exemplo de que o senhor tem olhado não apenas para a Capital, mas para todo o Estado. Sua gestão me orgulha. Esse prédio torna-se um referencial para essa cidade, e representa bem os nossos anseios e necessidade, acolhendo bem a população, dando acesso à Justiça e à cidadania. Parabéns a todos!”.

Procurador do Estado Francisco Armando Melo

 

“Um Estado democrático de Direito prevê, antes de tudo, uma prestação jurisdicional equivalente. É o que celebramos aqui, neste momento. Os instrumentos que estão dispostos aos jurisdicionados e aos operadores de Direito na Capital, estão acessíveis às pessoas que residem em Tarauacá. Rogo que os próximos gestores do Tribunal de Justiça tenham essa mesma visão e sensibilidade. As parcerias com os demais órgãos e instituições são necessárias, mas muito mais importante é a parceria do Presidente com os seus juízes. É isso que nos traz essa grande felicidade e essa grande obra que temos o privilégio de presenciar".

Juíza de Direito Substituta Andréa da Silva Brito

 

  

“Penso que esta obra revela, sobretudo, a preocupação com uma prestação jurisdicional qualificada, por meio da qual os cidadãos, que agora têm uma estrutura ampla, possam ter seus direitos garantidos”.

Promotora de Justiça Eliane Misae Kinoshita

 

  

“Tarauacá está de parabéns pelo dia de hoje. A cidade merecia uma obra desse porte. Esse prédio é digno de um cartão de visita, que hoje é entregue, passado às mãos da população, para os que vêm de perto, e também de longe, dos lugares mais inóspitos”.

Defensor Público Paulo São José

 

“Trabalhar num lugar desse traz mais ânimo, mais motivação, e é mais convidativo para todos que precisam da Justiça.  Nem considero uma reforma, mas sim uma construção. Em nome de Taraucá, agradeço”.

Vice-Prefeita Marilene Vitorino de Siqueira

 

Homenagem

Omar Bandeira da Silva (Juiz de Paz), Francisco Manoel Ferreira ("senhor Leonel") e Josefa Peres da Silva (representada por sua filha Jucilene Maria) – ambos aposentados -, foram homenageados pelo Presidente do TJAC, Desembargador Pedro Ranzi. O objetivo foi reconhecer o trabalho e dedicação dos servidores na construção e engrandecimento da Justiça do Estado do Acre.

Ao proceder com a entrega da placa e lembrança a Omar Bandeira, Pedro Ranzi destacou sua contribuição para o Judiciário Acreano em mais de 50 anos de trabalho. “O sr. muito nos honra com sua história de vida, seu produtivo trabalho ao longo de todos esses anos. É um exemplo de dedicação e empenho”, destacou. “Gostei muito, a gente fica até emocionado, pois o bom é ser reconhecido enquanto se está vivo. Depois que morre, não adianta”, analisou Omar Bandeira.

Em seguida, o Desembargador Samoel Evangelista homenageou o "senhor Leonel", que trabalhou mais de 25 anos na Justiça Acreana. “Queremos agradecer a dedicação do sr. não ao Tribunal de Justiça, mas à população de Tarauacá”, ressaltou. “Com muita atenção, com muito prazer, estou feliz por essa homenagem que, eu espero, tenha feito por merecer”, afirmou o sr. Leonel.

Jucilene Maria, filha da homenageada Josefa Peres da Silva, recebeu das mãos da Juíza de Direito Andréa da Silva Brito. “Esses servidores são um grande exemplo para todos nós”, assinalou.

A solenidade foi marcada, por fim, pela bênção das novas instalações, ministrada pelo Padre Joaquim. Em seguida, um coquetel foi servido aos presentes para comemorar a entrega da obra de reforma da unidade judiciária. 

Leia mais:

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.