2ª Vara da Infância e Juventude realiza encontro on-line com pretendentes a adoção

Todos os pretendentes recebem apoio psicológico e orientações técnicas do Poder Judiciário do Acre

Uma das etapas que antecedem a adoção de uma criança ou adolescente é um encontro de preparação, realizado pelo Núcleo de Apoio Técnico da Vara da Infância e Juventude. Na última segunda-feira, 25, essa atividade foi realizada com 16 casais e mais uma pessoa interessada em adoção individual, por meio de videoconferência.

A capacitação foi liderada pela psicóloga Rutilena Tavares e a pedagoga Alessandra Pinheiro, que se dispuseram a tirar dúvidas sobre os procedimentos jurídicos e transmitir orientações sobre temas relacionados a responsabilidade, adaptação, acompanhamento da vida escolar, autoridade, vínculos, cuidados e disciplina.

Todos os participantes são de Rio Branco e pertencem ao Cadastro Nacional de Adoção. Eles já tiveram o cadastro aprovado, foram submetidos ao estudo psicossocial, por meio de visitas nas residências e entrevistas com a assistente social, ocorridos no período anterior a quarentena. Desta forma, o encontro virtual substituiu a ação que seria realizada presencialmente na Cidade da Justiça.

“Como as fases anteriores ocorreram inloco, então foi possível que essa certificação ocorresse de forma virtual. A reunião foi muito produtiva e bem recebida por todos pretendentes, até porque alguns deles já estão com a guarda provisória de crianças e outros seguem na expectativa de poderem adotar, assim, o cumprimento desse ciclo atende a um requisito para o andamento do processo judicial”, esclareceu Alessandra.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.