2ª Vara da Infância e da Juventude lança edição 2014 do projeto ECA na Comunidade

A 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Rio Branco lançou neste mês de maio a edição 2014 do projeto “Eca na Comunidade: Direitos e deveres”.

O evento aconteceu na semana passada, na escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, situada no bairro Aviário.

O projeto é coordenado pelo juiz titular da unidade judiciária, Romário Divino, e executado pelo Núcleo de Apoio Técnico, representado pela pedagoga Alessandra Pinheiro, em parceria com a Polícia Militar.

Coube a ela conduzir a palestra de abertura do lançamento, cujo tema foi “A importância das regras e limites na educação dos filhos”. Mais de 200 pais compareceram.

Em suas falas, tanto o magistrado quanto a pedagoga focaram no dever de conscientizar os pais da importância do diálogo com seus filhos. Eles procuraram também ajudar a comunidade a compreender que a criança tem o direito de ser criança e que não se deve usar de violência para educá-los.

Os principais objetivos do projeto são:

  • Orientar e esclarecer a comunidade escolar acerca dos procedimentos a serem adotados nas situações de violação de direitos de criança e adolescente focalizando e resolvendo os problemas na sua origem, diminuindo a demanda de processos afetos ao assunto no judiciário;
  • Realizar um trabalho de orientação e prevenção sobre violência na escola, bullying, abuso sexual contra criança e adolescente e outros temas de interesse da comunidade escolar solicitado, previamente, por meio de ofício;
  • Sensibilizar os pais acerca da importância da parceria escola e família e da necessidade de acompanhar a vida escolar dos filhos;
  • Esclarecer para os adolescentes que o exercício da cidadania está fundamentado não apenas na garantia de seus direitos, mas também no cumprimento de seus deveres.
Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.