2ª Vara Cível de Rio Branco divulga balanço do Ciclo de Conciliação

A 2ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco divulgou nesta sexta-feira (1º de julho) o balanço oficial do Ciclo de Conciliações, realizado entre 20 e 24 de junho.
 
 
Foram 192 audiências, que resultaram na homologação de 55 acordos, e na arrecadação de um montante de quase R$ 1 milhão. Além disso, mais 33 acordos foram encaminhados, que poderão perfazer um total de 88.
 
 
A Juíza de Direito Maria Cezarinete Angelim e sua equipe comemoram os resultados. A magistrada destacou que o Ciclo cumpriu sua função, que não é apenas judicial. “Esses números revelam o caráter social da conciliação, pois seus efeitos são construtivos e transformadores, e restauram as relações sociais entre as partes. Além de diminuir o tempo de tramitação, julgamento e o próprio volume de processos, garantimos a renovação do diálogo e dos relacionamentos”, destacou.
 

O resultado comprova a eficiência da iniciativa, que visa a solução de conflitos judiciais, em que as partes confiam a uma terceira pessoa (neutra), o conciliador, a função de aproximá-las e orientá-las na construção de um acordo.
Com a conciliação, as pessoas podem solucionar sua questão judicial sem a necessidade da intervenção do juiz, que, no processo comum, decide conforme a sua convicção.  
 
 
Leia mais:
 
22.06.2011 2ª Vara Cível de Rio Branco promove Ciclo de Conciliações
Somente no primeiro dia foram realizadas 173 audiências na atividade que acontece até a sexta-feira (24)
 
20.06.2011 2ª Vara Cível de Rio Branco realiza Ciclo de Conciliações
Unidade judiciária pretende realizar 702 audiências de conciliação entre os dias 20 e 24 de junho
 
30.05.2011 Ciclo de Conciliações: 2ª Vara Cível realiza treinamento de conciliadores nesta segunda-feira (30)

O treinamento tem início às 14h30, no Espaço Cultural do Fórum Barão do Rio Branco, e reunirá estudantes de Direito interessados em atuar como conciliadores.

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.