1ª Vara da Infância e da Juventude promove primeiro Círculo do Núcleo da Justiça Restaurativa

A 1ª Vara da Infância e da Juventude de Rio Branco promoveu, por meio do Núcleo da Justiça Restaurativa do Estado do Acre, o primeiro Círculo de atividades do projeto. A programação aconteceu na Escola Estadual Berta Vieira de Andrade, localizada no bairro São Francisco, na Capital.

https://www.tjac.jus.br/image/Image/justica_restaurativa_tjac_fev15_1.jpg

A realização do Círculo, que deu início às atividades semestrais do Núcleo, contou com a presença de dez professores. A ação teve como facilitadora a psicóloga Marileuda de Melo e como co-facilitadora a assistente social Jocirlene Santos.

O que é a Justiça Restaurativa

A Justiça Restaurativa tem como objetivo primordial a aplicação de métodos e práticas restaurativas, possuindo funções específicas de planejar, apoiar, executar e avaliar a aplicação de vias alternativas na solução de conflitos.

Trata-se de um mecanismo de transformação social, onde a principal ferramenta encontra-se no consenso.

Através dos círculos restaurativos, vítimas, infratores e terceiros, inclusive, membros da comunidade afetados pelo problema, refletem, transformam e constroem soluções para os danos causados.

O Projeto, atualmente, irá atender 10 escolas públicas no município de Rio Branco, através de 50 círculos restaurativos, divididos em 25 ciclos anuais.

O Núcleo está sediado na 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Rio Branco e é coordenado pela psicóloga Kariny Gonçalves, juntamente com uma equipe técnica formada por assistente social, psicólogo, bacharel em Direito e estagiários.

A atividade representa um investimento da administração do TJAC na capacitação e aperfeiçoamento dos servidores que atuam nas áreas com enfoque à utilização de círculos restaurativos e de construção de paz.

Postado em: Notícias | Tags: Sem tags

Fonte: Atualizado em 11/02/2015