1ª Vara da Infância e da Juventude: Iniciada inspeção em unidades de internação de adolescentes

A 1ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Rio Branco realiza a partir desta sexta-feira (14) uma inspeção nos Centros Socioeducativos Aquiry, Santa Juliana, Acre, Mocinha Magalhães e Reviver – destinados à privação de liberdade, internação ou semiliberdade.

Os Programas de Meio Aberto, Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade também serão visitados.

 A inspeção será conduzida pela juíza Rogéria Epaminondas, titular da unidade judiciária, e ocorrerá até a próxima terça-feira (18).

A magistrada instituiu a Portaria nº 011/2012, por meio da qual determinou a instauração de inspeção mensal nesses centros e programas na Capital.

O objetivo da iniciativa é observar se as unidades de internação de adolescentes em conflito com lei atendem as exigências do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

A atuação da 1ª Vara da Infância e da Juventude visa não apenas garantir que os menores sejam bem acolhidos pelos centros, como também que haja um processo de recuperação do adolescente.  Essa é uma forma de evitar que ele reincida no mundo do crime e que, no futuro, esteja em um sistema prisional.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.