Centro Cultural do Juruá

Considerado o prédio mais antigo do Acre, por manter a mesma característica arquitetônica desde a sua fundação. O local começou a ser erguido em 1904, após a assinatura da Ata de Fundação da cidade, com as presenças do Marechal Gregório Thaumaturgo de Azevedo e do primeiro Juiz de Cruzeiro do Sul, o Dr. Fernando Luis Vieira Ferreira. Sua construção foi concluída com o formato atual em 1911. Foi sede da primeira Prefeitura (Intendência do Alto Juruá) e depois foi repassado ao Poder Judiciário, onde abrigou por décadas os cartórios e o Tribunal de Júri da Comarca. Neste local histórico da cidade, ainda funcionou um Tribunal de Apelação (os recursos de sentenças), que teve como um de seus presidentes o Desembargador Távora (1913-1917).

O Centro Cultural do Juruá foi inaugurado no dia 13 de junho de 2001, por ocasião das comemorações pela autonomia do Estado e 38 anos de criação do Tribunal de Justiça do Estado do Acre. Transformando o antigo fórum em repositório da história da Justiça e do município, denominado Centro Cultural do Juruá. O local recebe centenas de visitantes todos os anos, entre os quais: turistas, estudantes, munícipes e autoridades.

A cidade de Cruzeiro do Sul, ganhou um museu que se dedica além de preservar a memória da Justiça é também o guardião de documentos, fotografias e objetos doados pelos moradores de cruzeiro do sul que ajuda a entender o desenvolvimento da cidade do vale do Juruá.

Antes dessa transformação o prédio do fórum Rego Barros, ficou anos escondido atrás do fórum Jovino, uma construção em alvenaria que foi feita para expandir as unidades necessárias a administração da Justiça na segunda maior comarca do Acre. Somente com a inauguração da Cidade da Justiça de Cruzeiro do Sul e a mudança de toda a estrutura das varas criminais que funcionavam no Fórum Jovino. É que a construção em Alvenaria foi demolida e o Prédio do Fórum Rego Barros, volta a ser o protagonista do Morro que além do centro cultural tem a praça municipal. Um lugar que você pode visitar ao final do dia para observar o espetáculo do pôr do Sol as margens do rio Juruá.

Fonte: BARROS, Glimedes Rego. A Presença do Capitão Rego Barros no Alto Juruá (1912-1915). Pg. 33

Prédio Centro Cultural do Juruá
Prédio Centro Cultural do Juruá

Fórum – Construído pela Comissão de Obras – Foi sede do Governo do Departamento do Alto Juruá.

Data: Década de 80
Fonte: Revista comemorativa do 80º aniversário de Cruzeiro do Sul.p. 170
Local: Cruzeiro do Sul – AC
Acervo Digital: Dept° de Patrimônio Histórico e Cultural – FEM.

Foto do centro Cultural do Juruá
Centro Cultural do Juruá atualmente


Fórum e Centro Cultural ao Fundo

Prédio do Centro cultural, atrás do Fórum Criminal Jovino.


Foto

Centro cultural do Juruá compondo a paisagem da cidade de Cruzeiro do Sul – Foto: Ismael Medeiros.


Foto

Centro cultural do Juruá


Foto

Centro cultural do Juruá


Foto

Centro cultural do Juruá


Foto

Centro cultural do Juruá


Foto

Centro cultural do Juruá

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.