Brincar de Viver

O “World Play Day” é um evento conhecido como Dia Internacional do Brincar ou Dia Mundial do Brincar, que é celebrado em mais de 40 países do mundo, Portugal incluído. A data foi criada em 1999  pela International Toy Library (ITLA), na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, sendo celebrada pela primeira vez em 2000 e reconhecida no calendário da UNICEF. Foi escolhido o dia 28 de maio por esta data ser o dia de aniversário da ITLA

Este dia relembra que o brincar é um direito (artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas) e uma alegria essencial para pessoas de todas as idades. O brincar traz vantagens como a diversão, a educação, o aumento da concentração, criatividade, exploração e convivência.

Apesar do brincar ser uma das atividades mais comuns da infância, ela é muitas vezes negligenciada, pelo fato de os pais não terem tempo para os filhos; devido à crescente urbanização, aumento do índice de violência, bem como pela comercialização do brincar, com o crescimento dos videojogos.

As atividades de brincar podem incluir fantasia, faz de conta ou jogos. É através delas que a criança consegue se comunicar e se expressar, já que sua linguagem está em construção e por isso a expressão verbal ainda é incipiente. As crianças, ao brincarem, também aprendem e desenvolvem  a socialização, criatividade, autonomia, valores, autoimagem, além de expressarem sentimentos e desejos.

Segue link: Projeto Brincar de Viver

Fonte: Atualizado em 04/02/2020