Dados estatísticos da Justiça Volante revelam redução no número de acidentes de trânsito registrados em Rio Branco

Boletins apontam 1.020 atendimentos realizados de janeiro a maio deste ano, contra 1.216 ocorrências no mesmo período em 2014.

A Justiça Volante divulgou esta semana dados que apontam para uma redução no número de acidentes de trânsito registrados na Comarca da Capital, nos cinco primeiros meses de 2015.

De acordo com os boletins estatísticos da Justiça Volante, entre os meses de janeiro a maio deste ano foram realizados 1.020 atendimentos, contra 1.216 ocorrências no mesmo período do ano anterior, o que corresponde a uma redução de 17% no número de sinistros registrados.

Os dados ganham destaque quando consideramos que desde então mais de nove mil veículos entraram em circulação na Capital acreana, segundo dados do Departamento de Trânsito do Estado do Acre (Detran/AC).

Ainda dos dados estatísticos divulgados, dos 1.020 atendimentos realizados nos cinco primeiros meses deste ano, 866 acidentes foram autuados, já que, em muitas ocasiões, as partes optaram por não oficializar o fato.

Os números apontam também que, dos 866 pré-processos autuados no período, 782 acordos foram realizados, sendo 524 no local da ocorrência e 258 na sala de audiências do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania dos Juizados Especiais da Comarca de Rio Branco (Cejus-JEC). Também no período, 84 viraram processos e foram distribuídos por falta de acordo.

Sobre os 258 acordos realizados no Cejus-JEC, destaca-se a importância da clareza dos laudos conclusivos das ocorrências confeccionados, fato que credencia uma maior possibilidade na solução do conflito, sem que se inicie o processo judicial.

Entenda a Justiça Volante

A Justiça Volante é um projeto desenvolvido desde 1995 pelo Tribunal de Justiça do Acre. Atualmente, o núcleo está inserido no Centro de Solução de Conflitos e Cidadania dos Juizados Especiais da Comarca de Rio Branco.

Quando a Justiça Volante é acionada, suas viaturas se dirigem até o local do acidente, propiciando às partes envolvidas o ressarcimento dos danos materiais de forma rápida, eficaz e segura.

Ao todo, quatro equipes técnicas se revezam no atendimento das ocorrências. O serviço é gratuito e está disponível ao cidadão durante todos os dias da semana, no horário das 7 às 22 horas.

Em caso de acidentes que não envolvam veículos oficiais da União, patrimônio público ou vítimas, o cidadão deve ligar para os seguintes telefones:

ATENDIMENTO DA JUSTIÇA VOLANTE

190 ou (68) 9985.2750

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.