Prioridade Absoluta é pauta no Fórum Nacional da Infância e Juventude

Coordenadora da Infância e Juventude, desembargadora Regina Ferrari, representou o Tribunal de Justiça do Acre e palestrou em painel que abordou o papel das coordenadorias da Infância e Juventude

A reunião anual do Fórum Nacional da Infância e Juventude ocorreu nesta quinta-feira, 3. O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)  e reuniu representantes de todos os estados com o objetivo de propor medidas de coordenação, elaboração e execução de políticas públicas no âmbito do Poder Judiciário, para o aprimoramento da prestação de seus serviços.

A coordenadora estadual da Infância e Juventude, desembargadora Regina Ferrari, representou o Tribunal de Justiça do Acre na atividade e ainda integrou o painel: “O papel das coordenadorias da Infância e Juventude”, que foi transmitido ao vivo pelo canal do CNJ no Youtube.

Ela ressaltou a importância do papel das Coordenadorias da Infância e Juventude, que pertencem ao sistema de Justiça e dão apoio aos juízes, e junto à Rede da Criança e Adolescente promovem direito constitucionais. “Gosto muito de uma frase de Paulo Bonfim, que diz que ‘enquanto os filósofos se embriagam com suas terminologias,  a verdade brinca de roda com as crianças’. Então precisamos de fato agir com ações estratégicas e efetivas, e as coordenadorias existem para facilitar a organização dos tribunais para as questões que envolvem a criança e o adolescente, e abraçar iniciativas que contribuem para mudanças estruturais”, comentou a desembargadora.

Ao longo do dia foram desenvolvidos cinco painéis de debates, sendo: a atuação dos tribunais, corregedorias, conselhos e escolas judiciais no tema da infância e juventude; o papel das coordenadorias de infância e juventude; o Pacto pela Primeira Infância e a redução no tempo de acolhimento; desafios atuais da Justiça Juvenil; e Justiça Protetiva.

No Acre, a Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude desenvolve diversos projetos sociais com apoio da Rede de Proteção. “Temos muitas experiências exitosas no Acre e queremos avançar ainda mais. São iniciativas como Colo de Amor, Abraçando Filhos, Padrinhos, Família Acolhedora, Filhos da Esperança, Radioativo, entre outras, que surgem como um novo caminho na vida de muitas crianças e adolescentes”, ressalta. 

Em sua fala, Ferrari enfatizou a Prioridade Absoluta, que é um dos temas das campanhas institucionais do TJAC, reforçando o mandamento constitucional. Então, um prêmio homônimo foi lançado também nessa manhã.

O Prêmio “Prioridade Absoluta” é uma parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), sendo uma novidade para incentivar a disseminação de ações, projetos ou programas inovadores com o propósito para a valorização e para o respeito dos direitos das crianças, adolescentes e jovens.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.