Projeto de Modernização Institucional: FGV realiza primeira reunião com o grupo de gestores do Tribunal de Justiça

O Tribunal de Justiça do Acre e a Fundação Getúlio Vargas promoveram nos dias 29 e 30 de agosto a 1ª Reunião do Grupo de Gestores, no auditório da Escola Superior da Magistratura, em Rio Branco.

A reunião envolveu diretores, assessores, coordenadores e chefes de seção do TJAC, bem como a equipe de consultoria da FGV. Durante duas manhãs seguidas, com mais de 10 horas de trabalho, foi encaminhado o Projeto de Modernização Institucional do Poder Judiciário do Acre.

Responsável pela execução do projeto, a equipe da Fundação é composta pelos professores Newton Fleury, Guilherme Sampaio, Aline Barranco, Sérgio Penna, entre outros.

Na abertura da reunião, o professor Newton Fleury apresentou a dinâmica da atividade, com ênfase na participação e contribuição dos gestores do Tribunal de Justiça. O foco do projeto é a melhoria dos processos de trabalho administrativos e o aperfeiçoamento da estrutura organizacional do TJAC, para aprimoramento do desempenho institucional e prestação dos serviços jurisdicionais.

Assim, a reunião teve por objetivos a construção da árvore de processos de trabalho administrativos do Poder Judiciário; a identificação das oportunidades de melhoria dos processos de trabalho identificados, na perspectiva da efetividade, eficácia e eficiência; e a coleta dos primeiros subsídios para apoio às atividades de redesenho da estrutura organizacional e modelagem dos processos administrativos.

Nos dois dias de atividades, os 48 gestores participantes da reunião seguiram uma metodologia de trabalho que favoreceu o debate, a construção e o alinhamento coletivo de idéias e propostas.

Divididos em seis grupos temáticos – (1) prover informação e comunicação, (2) prover infraestrutura, (3) prover recursos humanos, (4) prover recursos financeiros, (5) prover materiais e serviços, e (6) prover recursos computacionais – os gestores empenharam-se na decomposição de processos e subprocessos de trabalho, assim como na identificação de oportunidades de melhorias para estes processos.

Após essa ação, cada grupo realizou a exposição das suas proposições em plenária, contando com os comentários e sugestões de todos os participantes. Ao final das atividades ficou definida a árvore de processos de trabalho administrativos, com a sugestão de possíveis oportunidades de melhoria, que agora seguirão para estudo da equipe de consultores.

Atividade semelhante a esta será agora realizada com todos os magistrados da Justiça Estadual. A 1ª Reunião dos Magistrados com a Equipe de Consultoria da Fundação Getúlio Vargas acontecerá no dia 13 de setembro próximo, também na Escola Superior da Magistratura, em Rio Branco.

  

  

  

  

  

 

Leia mais:

  • 05.08.2011 – TJAC e Fundação Getúlio Vargas lançam projeto de Modernização do Poder Judiciário do Estado
    Durante os próximos nove meses, FGV desenvolverá um projeto de consultoria para implantação de nova estrutura organizacional e administrativa do Judiciário Acreano.

  • 02.08.2011 – TJAC define ações e projetos em Reunião de Alinhamento Estratégico
    Durante o encontro, foram discutidos os três principais projetos da atual gestão: virtualização das unidades judiciárias, a consultoria da Fundação Getúlio Vargas e a construção da Cidade da Justiça

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.